Facções criminosas do Rio de Janeiro passaram a anunciar a venda de entorpecentes por meio de perfis na rede social X (antigo Twitter). Um dos perfis, que segue ativo na plataforma, divulga a comercialização de diferentes tipos de maconha, incluindo o skank, com mensagens direcionadas à data comemorativa do Dia das Mães.
Maconha das mães
De acordo com as publicações, as drogas estão disponíveis em várias comunidades da capital fluminense. A conta divulga os pontos de distribuição, os preços e afirma oferecer “as melhores mercadorias do mundo” no Rio. Em uma das postagens, o texto convida usuários a “ficarem de boa com a mamãe” no Dia das Mães, associando o consumo da droga à celebração familiar.
Maconha do Dia das Mães. Foto: Divulgação
A ação representa mais um passo das organizações criminosas no uso de ferramentas digitais para potencializar o alcance das vendas. Embora o domínio territorial do tráfico nas favelas não seja novidade, a migração para o ambiente virtual amplia a visibilidade e facilita o contato com usuários, segundo fontes da área de segurança.
Apesar do teor abertamente criminoso das publicações, o perfil ainda não foi removido da plataforma até o momento desta publicação. A polícia tem monitorado redes sociais como parte das estratégias de investigação, mas não há confirmação oficial sobre abertura de inquérito específico em relação à conta citada.