Uma ofensiva com drones atingiu a base aérea de Saki, na Crimeia, e resultou na destruição de um caça russo modelo Su-30SM. O ataque, confirmado nesta segunda-feira (4) pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), também danificou quatro outras aeronaves e um depósito de armas, em mais uma operação contra posições estratégicas controladas por Moscou.
O alvo, situado em uma das principais plataformas militares da Rússia no mar Negro, foi descrito por Kiev como um “ponto chave” para as ações ofensivas contra o território ucraniano. Um dos aviões atingidos, avaliado em até US$ 50 milhões, teria sido completamente inutilizado. O SBU classificou a ação como um passo decisivo para minar a capacidade de guerra russa.
“A bem-sucedida operação especial do SBU em Saki é mais um passo para enfraquecer a capacidade do inimigo de travar uma guerra de agressão contra a Ucrânia. Os ocupantes devem lembrar que nunca se sentirão seguros em nossas terras!”declarou o órgão de segurança. A Ucrânia tem intensificado os ataques a bases militares russas, como parte de sua estratégia de enfraquecer a infraestrutura aérea de Moscou.
Em junho, Kiev coordenou um ataque simultâneo a instalações em território russo, destruindo dezenas de aviões militares. A Rússia respondeu com bombardeios em várias regiões da Ucrânia, incluindo Odessa, onde civis testemunharam ataques enquanto estavam em uma praia.
Além da ação em Saki, a Ucrânia também reivindicou, nesta segunda-feira, a autoria de um ataque com drones ao aeroporto de Sochi, no sul da Rússia. Dois tanques de combustível foram incendiados. Autoridades russas já haviam atribuído danos às forças ucranianas.
O post Ucrânia destrói caça russo em ataque à base aérea na Crimeia apareceu primeiro em O Hoje.