Nesta terça-feira (1º), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que adotará uma postura firme para tentar garantir um cessar-fogo na Faixa de Gaza durante o encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, marcado para a próxima semana. A declaração foi dada durante uma visita a um centro de detenção de imigrantes na Flórida, onde Trump também mencionou a expectativa de que o acordo de trégua seja fechado “em algum momento da próxima semana”.
O diálogo entre os dois líderes está previsto para o dia 7 de julho, na Casa Branca. A recente conclusão do conflito de 12 dias entre Israel e Irã reacende as esperanças por um avanço nas negociações envolvendo Gaza, palco de uma crise humanitária que já se estende por mais de 20 meses devido ao confronto entre Israel e o grupo Hamas.
Questionado sobre a possibilidade de um cessar-fogo antes da reunião, Trump expressou otimismo, afirmando que espera que isso ocorra em breve. No entanto, apesar dos apelos do governo americano para que Israel estabeleça um acordo em Gaza, as operações militares israelenses na região continuam.
Este encontro será o terceiro entre Trump e Netanyahu desde o retorno do presidente americano ao poder, em janeiro deste ano. Entre janeiro e março, houve um cessar-fogo temporário de 40 dias entre Israel e Hamas, mas as hostilidades foram retomadas após o término do acordo.
Netanyahu terá ainda encontros com o secretário de Estado, Marco Rúbio; o secretário de Defesa, Pete Hegseth; o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff; e o secretário de Comércio, Howard Lutnick.
O post Trump promete fazer pressão por cessar-fogo em Gaza apareceu primeiro em O Hoje.