Mais de cem cidades goianas estão sob risco de tempestade com fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo nesta quarta-feira (15), segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Ao todo, 105 municípios devem ser atingidos — número maior que o registrado nesta terça (14), quando 93 cidades, incluindo Goiânia, estão sob alerta.
De acordo com o Cimehgo, o avanço de uma frente fria na região Sudeste intensifica as áreas de instabilidade sobre o território goiano. As chuvas podem acumular entre 20 e 30 milímetros por hora nesta terça-feira e chegar a 40 milímetros na quarta, com ventos de até 50 km/h nos dois dias.
Previsão do Cimehgo
O órgão divulgou duas listas com as cidades sob risco potencial.
Confira as principais:
Terça-feira (14)
Entre os 93 municípios estão:
Aparecida de Goiânia, Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Morrinhos, Piracanjuba, Pontalina, Quirinópolis, Santa Rita do Araguaia, Silvânia, Trindade e Vianópolis.
Quarta-feira (15)
O alerta se amplia para 105 cidades, incluindo:
Abadiânia, Formosa, Goianésia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Jaraguá, Nerópolis, Novo Gama, Pirenópolis, Rialma, Santa Helena de Goiás, Terezópolis, Valparaíso e Vila Propício.
A lista completa foi publicada pelo Cimehgo e pode ser consultada no portal oficial do órgão.
Inmet alerta para perigo em 56 cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de chuvas intensas para todas as 246 cidades goianas até a manhã desta quarta (15).
O órgão classifica 56 municípios sob nível de perigo — o segundo mais grave na escala.
O aviso indica chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo.
Entre as cidades com maior risco estão:
Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Alta, Caiapônia, Chapadão do Céu, Edéia, Goiatuba, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Morrinhos, Paraúna, Pontalina, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena de Goiás.
Operação em Goiânia
Na capital, a Prefeitura de Goiânia realiza, na tarde desta terça-feira (14), a primeira edição da Operação Tempo Fechado.
A ação inclui uma blitz educativa na Avenida C-107, no Jardim América, para alertar motoristas sobre os riscos de trafegar em áreas alagadas durante temporais.