• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Ex-prefeito de Firminópolis é condenado por desvio de verba pública e usurpação de função

Administrador Por Administrador
19 de dezembro de 2025
Em Política
0
ex-prefeito-de-firminopolis-e-condenado-por-desvio-de-verba-publica-e-usurpacao-de-funcao

Ex-prefeito de Firminópolis é condenado por desvio de verba pública e usurpação de função

0
AÇÕES
12
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O ex-prefeito de Firminópolis, Jorge José de Souza, foi condenado pela Justiça pelos crimes de apropriação de bens públicos e usurpação de função pública qualificada, após denúncia apresentada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO).

De acordo com a acusação, assinada pelo promotor de Justiça Ricardo Lemos Guerra, o ex-gestor se apropriou de R$ 5.085,00 dos cofres municipais por meio do pagamento de uma nota fiscal fraudulenta. O documento foi emitido pela empresa JB Pereira Retífica de Motores e se referia a um serviço de recondicionamento de bomba injetora que nunca foi executado.

As investigações da Polícia Civil apontaram que Luciano de Sousa Ferreira, sobrinho do ex-prefeito, procurou o empresário Julimar Borges Pereira para a emissão da chamada “nota fria”. Pelo faturamento irregular, o empresário recebeu R$ 1 mil, transferindo o restante do valor para a conta de Luciano, que posteriormente repassou R$ 3.670,00 ao então prefeito.

O esquema foi identificado durante a análise de quebra de sigilo bancário em apurações relacionadas à Operação Colarinho Branco. Segundo o MPGO, a movimentação financeira demonstrou o caminho do dinheiro desviado: o pagamento saiu dos cofres públicos em 27 de agosto de 2020, foi depositado na conta da empresa no dia seguinte e, poucos dias depois, parte do valor chegou à conta do ex-prefeito.

Praça central de Firminópolis
Foto: Divulgação
Na sentença, a juíza Keylane Karta Baéta Rocha, da Vara Criminal de Firminópolis, destacou que Jorge José de Souza tinha conhecimento do esquema, autorizou o pagamento sem a prestação do serviço e se beneficiou diretamente do desvio de recursos públicos.

Além disso, a magistrada reconheceu que o ex-prefeito permitiu que o sobrinho, sem qualquer vínculo formal com a prefeitura, exercesse funções públicas, interferindo em contratações e autorizações de pagamento como se fosse servidor municipal.

A pena foi fixada em cinco anos, sete meses e quinze dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, além de 108 dias-multa. O ex-gestor também foi condenado à perda dos direitos políticos, ficando impedido de exercer cargo ou função pública, eletiva ou por nomeação, pelo prazo de cinco anos.

O réu foi absolvido do crime de associação criminosa, por falta de provas de vínculo estável com os demais envolvidos. O processo contra o sobrinho e o empresário foi desmembrado.

Jorge José de Souza poderá recorrer da decisão em liberdade.

Postagem Anterior

Prefeitos devem apoiar deputados que mudem leis contra municípios

Próxima Postagem

Aliados querem que Lula vete PL da Dosimetria em 8 de janeiro

Próxima Postagem
aliados-querem-que-lula-vete-pl-da-dosimetria-em-8-de-janeiro

Aliados querem que Lula vete PL da Dosimetria em 8 de janeiro

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.