O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) que determinou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, segundo ele, também se estende aos familiares imediatos do magistrado e a seus aliados na Corte, embora não tenha detalhado quem são essas pessoas.
A decisão foi divulgada por meio de uma postagem na rede social X. Rubio voltou a classificar a atuação de Moraes como uma “caça às bruxas política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que a conduta do ministro envolve práticas de censura que extrapolam o território brasileiro. Para ele, o caso também representa uma violação de direitos básicos.
No mesmo comunicado, Rubio citou o presidente Donald Trump, dizendo que sua administração “vai responsabilizar estrangeiros responsáveis pela censura à expressão protegida nos Estados Unidos.” Em seguida, argumentou que “a perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos.”
O secretário afirmou ter ordenado a retirada dos vistos de Moraes, de seus aliados no STF e dos familiares mais próximos, com efeito imediato.
A repercussão foi imediata entre aliados do ex-presidente Bolsonaro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está licenciado do cargo e mora atualmente nos Estados Unidos, comentou a revogação. Em publicação nas redes sociais, agradeceu a Trump e a Rubio, afirmando: “Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também — ou quem sabe até perderão seus vistos.”
A iniciativa do governo norte-americano reforça o tom político das críticas ao STF e acirra as tensões diplomáticas, em meio ao debate sobre os limites da atuação do Judiciário brasileiro em casos envolvendo lideranças da extrema direita.
O post EUA determina revogamento do visto de Alexandre de Moraes e acusa STF de perseguição política apareceu primeiro em O Hoje.