Apesar de admitirem a força do PL do senador Wilder Morais em Goiás e admirarem o número de bancadas da sigla no Congresso, aliados do vice-governador e pré-candidato ao Governo de Goiás, Daniel Vilela (MDB), reforçam que o foco do MDB no Estado é dar continuidade às entregas e aos serviços prestados à população.
De acordo com aliados da base do Governo de Goiás, esse é o objetivo do MDB, juntamente com outros partidos da base do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela, após o senador, pré-candidato a governador e adversário do emedebista, Wilder Morais (PL), bater o martelo em relação à disputa ao Palácio das Esmeraldas.
O apoio de Bolsonaro à pré-candidatura de Wilder marca o desfecho de uma ala do PL que aposta na coligação da sigla com partidos da base – Créditos: ota Eurípedes e Guilherme Honorato
Um dos principais questionamentos levantados após a conversa entre Wilder e o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que ocorreu no último sábado (14), gira em torno do caminho a ser percorrido pelo partido presidido por Daniel em Goiás. Antes, o partido tinha como alternativa a possibilidade de coligação com o Partido Liberal, que, assim como as outras siglas da base, possui força expressiva no Estado, que é considerado por analistas políticos como o mais bolsonarista do Brasil proporcionalmente.
Acesse também: Base de Daniel pode recalcular rota modificada por Wilder e Bolsonaro
Diante desse cenário, é de interesse da base do governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), e de Daniel garantir uma aproximação e o direcionamento de apoio da direita mais conservadora à pré-candidatura do emedebista.
Governador Ronaldo Caiado (UB) e vice-governador Daniel Vilela (MDB) – Créditos: Wesley Costa
Fontes próximas ao vice-governador ressaltam, em entrevista ao O HOJE, que a base do governo, composta majoritariamente por partidos como o MDB e UB, também possuem forte capilaridade. Além disso, avaliam que o apoio eleitoral e a popularidade que essas siglas adquiriram é resultante, sobretudo, dos altos índices de aprovação da gestão de Caiado à frente do Executivo goiano.
Prefeitos do PL com Daniel
Aliados de Daniel afirmam que, mesmo com Wilder na corrida eleitoral para o Governo, Daniel terá apoio de prefeitos do PL, o que demonstra a influência do emedebista mesmo em setores onde o bolsonarismo se faz presente.
Questionado sobre a ausência de possibilidade de apoio do PL a Daniel, o prefeito de Rio Verde e aliado do vice-governador, Wellington Carrijo (MDB), afirma que todo apoio será bem recebido pelo MDB.
“Todo apoio é bem-vindo. É uma vontade do senador Wilder de ser candidato e é óbvio que ele já se manifestou que está decidido, mas a gente sabe que ainda falta muito para as convenções e existem manifestações de alguns deputados do PL que querem ficar na base aliada. E o Gustavo Gayer [deputado federal do PL] é um deles”, ressalta Carrijo.
Wellington Carrijo (MDB), prefeito de Rio Verde e aliado de Daniel – Foto: Divulgação
Em busca de união
O prefeito demonstra o respeito que tem pela decisão de Wilder em manter de pé a disputa contra Daniel pelo Palácio das Esmeraldas, mas pontua que o objetivo do MDB no Estado é trabalhar em prol da união do PL juntamente com a base aliada.
Interrogado sobre o quão é importante para a sigla de Daniel a união com o PL, Carrijo destaca que todo o somatório de força com foco em apoiar Daniel é importante, independente se esse apoio vier ou não do PL.
“Todas as pessoas de bem que querem somar no projeto aumentam a força. O PL é um partido grande, tem uma das maiores bancadas do Congresso Nacional e o apoio deles seria bom, mas nós estamos focados no trabalho, porque nós temos o legado de um dos maiores governadores da história de Goiás, que é o de Ronaldo Caiado.”
Ronaldo Caiado (PSD) e Daniel Vilela (MDB) – Créditos: Divulgação Secom-GO
Prioridades do MDB goiano
Interlocutores próximos a Daniel reiteram que uma das prioridades do MDB é o empenho da legenda para assegurar a reeleição do emedebista de forma a fazer com que o ainda vice-governador, mas que vai assumir o governo até o final de março, permaneça no cargo de chefe do Executivo goiano em 2027.
Membros da sigla destacam o esforço de Daniel em não exercer uma função figurativa normalmente atribuída aos cargos de vice. “O foco do MDB é trabalhar, é entregar serviço público em todas cidades a qual Daniel governa, com todos os prefeitos, todas as lideranças políticas que sejam da base aliada, juntando força ou apoiando no projeto de reeleição ao governo para dar continuidade ao trabalho do doutor Ronaldo Caiado”, completou o prefeito de Rio Verde. (Especial para O HOJE)








