A pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (13) apontou que a maioria da população brasileira é contra anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em regime domiciliar e condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de estado e outros quatro crimes, na última quinta-feira (11), pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O levantamento mostra que 54% dos brasileiros são contrários a ideia do Congresso Nacional aprovar o projeto de lei (PL) da anistia, que visa livrar o ex-presidente da condenação. Já 39% apoiam o perdão ao ex-chefe do Executivo, enquanto 2% dos entrevistados disseram ser indiferentes quanto ao assunto. 4% não souberam opinar.
O estudo Datafolha entrevistou 2.005 eleitores em 113 municípios espalhados pelo Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Condenado pela Primeira Turma do STF na última quinta, Bolsonaro também irá pagar uma multa de dois salários mínimos por dia em 124 dias. Na dosimetria da pena, o relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, levou em consideração a idade avançada do ex-presidente e o agravante de líder da organização criminosa. Acompanharam o ministro relator: Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, que foi o voto dissidente da Corte, já que absolveu Bolsonaro, optou por não participar da definição da pena.
O post Maioria dos brasileiros é contra anistia a Bolsonaro, segundo Datafolha apareceu primeiro em O Hoje.