A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), fez um dos mais fortes acenos políticos de sua gestão ao declarar publicamente que a reeleição do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), é uma prioridade. A manifestação ocorreu durante a entrega de 44 unidades habitacionais do Residencial Pendular, no Riacho Fundo II, onde a chefe do Executivo elogiou o aliado, destacou a parceria entre os dois e atribuiu ao parlamentar parte dos resultados alcançados pelo governo nas áreas de habitação e saúde.
Diante de autoridades, moradores e beneficiários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Celina foi direta ao defender a permanência do emedebista no comando da Câmara Legislativa.
“Você pode ter certeza que a sua eleição é prioridade para mim. Porque você merece”, afirmou a governadora.
A declaração reforça a aliança política construída entre o Palácio do Buriti e a presidência da CLDF nos últimos anos. Wellington Luiz é considerado um dos principais articuladores da base governista na Câmara e tem atuado na tramitação de projetos estratégicos encaminhados pelo Executivo distrital.
Ao lembrar a trajetória da parceria, Celina relatou uma visita realizada ainda durante seu mandato parlamentar a uma obra que havia sido interrompida em gestões anteriores. Segundo ela, Wellington assumiu a condução da então Companhia de Desenvolvimento Habitacional e participou do esforço para concluir o empreendimento, posteriormente transformado em uma das maiores Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal.
Além dos elogios à atuação administrativa do presidente da Câmara, a governadora também destacou características pessoais do aliado.
“O Wellington é um homem leal, corajoso e que honra a palavra que dá”, declarou.
Celina também atribuiu ao apoio da Câmara Legislativa, sob a liderança de Wellington Luiz, a aprovação de importantes projetos do governo. Entre eles, citou o programa SUS DF, que ampliou a realização de cirurgias eletivas por meio da rede privada para reduzir as filas de espera na saúde pública.
Segundo a governadora, o presidente da CLDF foi decisivo na articulação das pautas do Executivo junto aos deputados distritais e contribuiu para a aprovação de medidas consideradas prioritárias pela atual gestão.
Nos bastidores políticos, a declaração é vista como um gesto de fortalecimento da relação entre Executivo e Legislativo em um momento de intensificação das articulações políticas para as eleições de 2026. Wellington Luiz consolidou sua posição como uma das principais lideranças do MDB no Distrito Federal e ampliou seu protagonismo à frente da Câmara Legislativa.
A fala ocorreu durante a entrega de 44 moradias do Residencial Pendular, empreendimento voltado a famílias atendidas pela política habitacional do Distrito Federal. Embora o evento tivesse como foco a entrega das unidades, as declarações de Celina acabaram dando ao ato um importante componente político, evidenciando o peso de Wellington Luiz dentro da base de sustentação do governo.
Ao vincular os avanços da gestão à atuação do presidente da CLDF, Celina Leão sinalizou publicamente a continuidade da parceria política entre os dois e reforçou a importância do Legislativo na implementação das principais ações do Governo do Distrito Federal.
Saiba Mais
Celina Leão lança edição do GDF na Sua Porta voltada ao Plano Piloto; veja agenda desta segunda (22)
O post Celina Leão coloca reeleição de Wellington Luiz como prioridade e reforça aliança no DF apareceu primeiro em O Hoje.
