O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (1º) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para receber a visita do deputado Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto por descumprir determinações judiciais. Bolsonaro pode receber visitas de políticos e amigos, desde que estas sejam autorizadas pelo STF.
“Jair Messias Bolsonaro, já qualificado nos presentes autos, por intermédio de sua advogada signatária, vem, respeitosamente, requerer autorização para visita do Deputado Federal Arthur César Pereira de Lira (PP/AL)”, diz o pedido do ex-presidente.
Acesse também: Julgamento da trama golpista é apontado como um dos mais importantes do século
A solicitação ocorre na semana em que o Supremo dá início ao julgamento que pode condenar o ex-presidente e outros sete réus por tentativa de golpe. Ao portal de notícias da Globo (g1), Lira afirmou que a ideia da visita ao ex-presidente partiu do parlamentar. O deputado alagoano, no entanto, não informou qual o motivo do encontro. Arthur Lira presidiu a Câmara dos Deputados de 2021 a 2024. Nos dois primeiros anos à frente da Casa Legislativa, Jair Bolsonaro estava no Palácio do Planalto.
Em 2022, Lira apoiou Bolsonaro na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o político do PL. Apesar de terem caminhado em lados opostos na última eleição presidencial, Lula e Lira tiveram bom relacionamento nos primeiros dois anos de mandato do petista.
Atualmente, Arthur Lira é o relator do projeto, de autoria do governo Lula, que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. Promessa de campanha do petista, a proposta é a principal aposta da gestão Lula para fortalecê-lo em uma provável disputa à reeleição em 2026.
O post Às vésperas do julgamento, Bolsonaro solicita visita de Arthur Lira ao STF apareceu primeiro em O Hoje.