newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Apoio de senadores lulistas pode ser inútil para Daniel

Administrador Por Administrador
29 de julho de 2025
Em Política
A A
apoio-de-senadores-lulistas-pode-ser-inutil-para-daniel

Apoio de senadores lulistas pode ser inútil para Daniel

Nilson Gomes Carneiro

As eleições de 2022 ainda nem acabaram, pois o 3º turno continua está se desenrolando no Brasil e nos Estados Unidos, e a discussão se inflama sobre 2026, sobretudo na disputa dos cargos majoritários, presidente da República e governadores com seus vices, senadores e dois suplentes para cada. Aproximam-se aqueles segundos fatais da musiquinha chata das urnas eletrônicas e, ao mesmo tempo, as definições de candidaturas parecem distantes.

Observe-se o caso de Goiás. Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à Presidência, é ligado ao agronegócio e tem como grande trunfo o combate eficaz à criminalidade, pautas nada afeitas ao PT e seu comandante Luiz Inácio Lula da Silva, inimigos do governador. Com 40 meses de antecedência, Caiado escolheu para sucedê-lo o vice-governador Daniel Vilela, cujo partido, o MDB, tem cargos estratégicos no primeiro escalão de Lula. Além disso, há os satélites gravitando em torno, como os que farejam oportunidades apoiando os pés num caiaque estadual e num stand up paddle federal.

Junte as cartas a seguir e veja se dá jogo:

1) Jorge Kajuru (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSD), dois senadores de Goiás que aderiram à base aliada de Lula, já anunciaram apoio à candidatura de Daniel Vilela (MDB) a governador de Goiás no próximo ano.

 

2) No 2º turno das eleições municipais de 2024, o PT de Lula esteve oficialmente na campanha de Leandro Vilela (MDB) e extraoficialmente na de Sandro Mabel (União Brasil) às prefeituras de Goiânia e Aparecida, as duas maiores cidades goianas.

 

3) Vanderlan já pode pedir jingle no Fantástico, o programa dominical da TV Globo. Concorreu ao comando da Capital nas últimas três disputas, perdeu todas e cada vez com menos votos: 31,84% em 2016, 24,67% em 2020 e no ano passado começou igual a um foguete, engatou marcha a ré e terminou com ridículos 6,57%.

 

4) Como não existe nada tão ruim que a política não possa piorar, Isaura Cardoso, casada com Vanderlan, foi igualmente derrotada em Senador Canedo, na Grande Goiânia. Começou igual ao marido em 2024, liderando as pesquisas, e terminou em 3º lugar.

 

5) Em 2022, o PSD de Vanderlan testou forças ao lançar seu então presidente regional, Vilmar Rocha, a senador ao lado de Caiado. Numa demonstração de que Vanderlan nem ninguém seu fizeram campanha ou não têm voto, Vilmar teve um desempenho ínfimo: 55.934 votos, menos do que obtinha em seus tempos de deputado federal.

 

6) Kajuru também lançou candidatos nas últimas eleições gerais. Sua missão-mor era ajudar o então deputado federal Elias Vaz a conservar o mandato, mas o socialista não ficou nem entre os 30 primeiros, muito menos na fila dos 17, com 30.411 votos, oito vezes menos que a campeoníssima Silvye Alves (UB).

Por aí se deduz a conta da política, onde 1+1 nem sempre são 2, às vezes é menos que nada. Os senadores lulistas talvez sirvam a Daniel, que vai disputar o cargo de governador ocupando-o, para trazer recursos federais. Os perfis de Vanderlan e Kajuru nas redes sociais informam uma bem-sucedida rotina de premiar com verbas prefeituras de todos os cantos do Estado. Outra soma que nem sempre dá certo: em 2018, o então governador José Eliton também tinha herdado o cargo por ser vice, também dispunha do apoio de dois senadores (Lúcia Vânia e Luiz do Carmo) e de quase 200 prefeitos. De nada adiantou. Eliton acabou em 3º lugar, atrás do próprio Daniel e com 4x menos votos que Ronaldo Caiado, eleito em 1º turno.

Tarcísio pode se filiar ao PSD e apoiar Wilder em Goiás

Acompanha uma análise de conjuntura baseada no cenário que se desenha a muitas mãos e se propaga por muitas bocas, inclusive a de urna.

O HOJE já mostrou que o MDB do vice-governador Daniel Vilela, ocupante de três importantes ministérios de Lula, dificilmente vai deixar o presidente da República para apoiar Jair Bolsonaro ou quem ele indicar, principalmente se o presidente dos Estados Undios, Donald Trump, mantiver o tarifaço de 50%. Lula, como se lê no texto inicial desta página, é adversário de Ronaldo Caiado, padrinho da candidatura de Daniel. Nova dificuldade para o vice-governador é que dois partidos da base de Lula e ao mesmo tempo de Caiado, o PSD e o Republicanos, estão descendo do muro – um para apoiar o atual mandatário ao Palácio do Planalto, sede do Executivo federal; o outro, para ficar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Eleito pelo Republicanos, Tarcísio tem como um de seus principais auxiliares o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Daniel pode não perder o apoio de Vanderlan Cardoso, pois senador é cargo majoritário e não está vedada a desfiliação. O problema para Daniel é que governador também é cargo majoritário e Tarcísio pode migrar para o PSD. Com um adendo: em Goiás, o grande amigo do governador de São Paulo é o senador Wilder Morais, bolsonarista do PL.

Em 2018, Wilder era senador em fim de mandato e foi cotado para integrar a equipe de Jair Bolsonaro, então recém-eleito presidente. Havia sido um soldado na campanha do capitão e é amigo de seus filhos parlamentares (Flávio e Eduardo, hoje respectivamente senador pelo Rio de Janeiro e deputado federal por São Paulo – no momento, licenciado). Líder da minoria no Senado, Wilder acompanhara o desempenho de Tarcísio no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, e o considerou ideal para o ministério da área. 

Por isso, em 2022, quando circulou a conversa de que Tarcísio poderia ser candidato a senador, quem conhecia o episódio da eleição anterior sabia que era fake news: ele não prejudicaria a caminhada de quem o ajudou a ser ministro. O governador de São Paulo também é amigo de seu colega goiano Ronaldo Caiado, que na montagem da equipe de Jair Bolsonaro indicou Luiz Henrique Mandetta para a Saúde e articulou o apoio do DEM (hoje, União Brasil) a Tarcísio. Caiado e Tarcísio parecem afinados: se um não for candidato, ajuda o outro. O problema (para Daniel) é que ambos caminham para se enfrentar nas urnas.

Caso continue no governo paulista, Tarcísio será voz forte em favor de Caiado unindo o bolsonarismo nacionalmente. Porém, sua chapa em Goiás teria Wilder para governador e, para o Senado, a primeira-dama Gracinha Caiado (UB) e Alexandre Baldy (PP). O emedebista com mais apoio popular no Brasil é o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que tirou 3.393.100 votos. Quem estava em sua campanha em todos os momentos, inclusive quando pareceu que ficaria fora do 2º turno, graças à polarização entre Guilherme Boulos (PSol) e Pablo Marçal (PRTB)? Tarcísio de Freitas.

O post Apoio de senadores lulistas pode ser inútil para Daniel apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Especialista critica proposta de Mabel para motos em faixas exclusivas de ônibus

Próxima Postagem

PEC da Sustentabilidade Fiscal alivia finanças municipais e aumenta obrigações

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

voto-de-fux-abraca-a-extrema-direita,-mas-de-nada-serve-ao-juridico-brasileiro
Política

Voto de Fux abraça a extrema-direita, mas de nada serve ao jurídico brasileiro

15 de setembro de 2025
condenacao-de-bolsonaro-abre-espaco-para-planalto-discutir-reducao-de-penas-do-8-de-janeiro
Política

Condenação de Bolsonaro abre espaço para Planalto discutir redução de penas do 8 de janeiro

15 de setembro de 2025
maioria-dos-brasileiros-e-contra-anistia-a-bolsonaro,-segundo-datafolha
Política

Maioria dos brasileiros é contra anistia a Bolsonaro, segundo Datafolha

15 de setembro de 2025
Próxima Postagem
pec-da-sustentabilidade-fiscal-alivia-financas-municipais-e-aumenta-obrigacoes

PEC da Sustentabilidade Fiscal alivia finanças municipais e aumenta obrigações

Mais Notícias

atletico-go-recebe-avai-de-jair-ventura-e-tenta-manter-boa-sequencia-na-serie-b

Atlético-GO recebe Avaí de Jair Ventura e tenta manter boa sequência na Série B

15 de setembro de 2025

Atlético Goianiense e Avaí entram em campo nesta terça-feira (16), às 19h, no estádio Antônio Accioly, em confronto válido pela...

las-vegas-raiders-x-los-angeles-chargers:-onde-assistir-ao-vivo-e-horario-do-jogo

Las Vegas Raiders x Los Angeles Chargers: onde assistir ao vivo e horário do jogo

15 de setembro de 2025

O Las Vegas Raiders enfrenta o Los Angeles Chargers nesta segunda-feira (15), às 23h (de Brasília), pela segunda rodada da...

tampa-bay-buccaneers-x-houston-texans:-onde-assistir-ao-duelo-do-monday-night-football

Tampa Bay Buccaneers x Houston Texans: onde assistir ao duelo do Monday Night Football

15 de setembro de 2025

Tampa Bay Buccaneers e Houston Texans se enfrentam nesta segunda-feira (15), às 20h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em...

voto-de-fux-abraca-a-extrema-direita,-mas-de-nada-serve-ao-juridico-brasileiro

Voto de Fux abraça a extrema-direita, mas de nada serve ao jurídico brasileiro

15 de setembro de 2025

A chama da esperança do bolsonarismo foi acendida por meio do posicionamento do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se