Duas pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas na França devido a tempestades torrenciais que atingiram o país, causando quedas de árvores, alagamentos e danos significativos em Paris e em regiões do interior. A situação ficou mais grave na noite de quarta-feira (25), quando as chuvas fortes obrigaram o vice-presidente da Assembleia Nacional, Roland Lescure, a suspender uma sessão para que bombeiros pudessem avaliar os danos causados pela infiltração no teto do prédio.
O primeiro-ministro François Bayrou chegou a observar, durante seu discurso no Parlamento, que a chuva já era intensa, enquanto as avenidas de Paris enchiam rapidamente com a água. De acordo com a Defesa Civil, uma das vítimas permanece em estado crítico, e cerca de 110 mil residências ficaram sem eletricidade em decorrência da tempestade.
No sudoeste da França, uma criança de 12 anos morreu após ser atingida pela queda de uma árvore. No noroeste, um homem perdeu a vida ao colidir com uma árvore caída enquanto conduzia uma moto-quatro.
As fortes chuvas também causaram a destruição de uma igreja do século XI em Valailles, vila da Normandia. A torre do sino desabou sobre a nave principal da capela, fazendo o teto desabar e danificando túmulos no cemitério adjacente. A prefeita Claudine Dodelande, emocionada, contou que o incidente ocorreu em apenas oito minutos e que a igreja, que passou por uma restauração de 35 anos, está agora totalmente inutilizável.
A capela vinha sendo restaurada desde a renovação dos vitrais, piso e obras de arte, realizada pela associação ‘O patrimônio de Valailles’. O departamento regional de assuntos culturais foi acionado para proteger os elementos artísticos sobreviventes.
“Levamos 35 anos para restaurá-la e agora ela está destruída. Fizemos o possível para garantir a segurança”, afirmou a prefeita em entrevista à emissora BFMTV. Segundo a reportagem, em 18 minutos, a chuva que caiu na região foi equivalente à esperada para todo o mês.
As autoridades continuam monitorando os danos e oferecendo apoio às famílias afetadas pela tempestade, que surpreendeu a França após um período de calor intenso e trouxe alertas para riscos de novos eventos climáticos extremos.
O post Tempestade causa mortes, destruição e paralisa Parlamento na França apareceu primeiro em O Hoje.