O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, apresentou sua carta de renúncia nesta terça-feira (15), no que o governo ucraniano classifica como a maior reforma ministerial em tempos de guerra desde a invasão russa. A substituição de Shmyhal já havia sido sinalizada pelo presidente Volodymyr Zelensky, que nomeou a ministra da Economia e primeira vice-primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, para o cargo. A votação no Parlamento para confirmar a nova premiê deve ocorrer ainda nesta semana.
Svyrydenko é aliada próxima de Zelensky e, segundo o presidente, já participou de reuniões em que foram discutidas as tarefas prioritárias para os próximos seis meses. “Estamos preparando os primeiros passos do novo governo”, escreveu Zelensky no Telegram, onde publicou uma foto do encontro em seu gabinete. O foco, segundo ele, será aumentar a produção nacional de armamentos e promover reformas voltadas à liberação do potencial econômico do país.
Zelensky anunciou também a intenção de nomear Shmyhal para o Ministério da Defesa. “A experiência colossal de Denys Shmyhal será definitivamente útil para o cargo de Ministro da Defesa da Ucrânia — é nesta área que os recursos do país estão atualmente no seu máximo, as tarefas estão no seu máximo e há muita responsabilidade”, afirmou em discurso na segunda-feira (14). O presidente afirmou contar com apoio parlamentar para essa nova etapa.
“Conto com o apoio suficiente dos deputados do povo para a nova configuração do governo da Ucrânia. E é importante que o governo realize rapidamente uma auditoria a todos os acordos com os nossos parceiros — o que funciona e o que precisa de ser revisto ou activado”, acrescentou.
A reformulação ocorre no momento em que as forças russas avançam no leste e as perspectivas de cessar-fogo permanecem distantes. Em meio ao esforço de guerra, a Ucrânia também enfrenta desafios econômicos. Apesar da adaptação de empresas locais e do apoio ocidental, a economia segue abaixo dos níveis pré-invasão. O governo estima que, em 2026, serão necessários cerca de US$ 40 bilhões em financiamento externo.
O post Premiê da Ucrânia renuncia em meio a grande reforma no governo apareceu primeiro em O Hoje.