• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lula rebate Merz e afirma que Berlim não oferece 10% do Pará

Administrador Por Administrador
19 de novembro de 2025
Em Mundo
0
lula-rebate-merz-e-afirma-que-berlim-nao-oferece-10%-do-para

Lula rebate Merz e afirma que Berlim não oferece 10% do Pará

0
AÇÕES
11
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta terça-feira (18) às declarações do chanceler alemão Friedrich Merz sobre a passagem de autoridades e jornalistas por Belém durante a COP30. Ao mencionar que os alemães teriam ficado “contentes” em deixar a capital paraense, Lula afirmou que Merz não conheceu a cidade o suficiente para fazer comparações.

Durante a inauguração de uma ponte que liga o Pará ao Tocantins, em São Geraldo do Araguaia, ele disse que o chanceler deveria ter experimentado aspectos culturais locais. “Ele [Merz], na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, devia ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% do que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, afirmou o presidente.

Presidente Lula e Friedrich Merz durante COP30 (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Merz diz que ficaram contentes ao deixar COP30
As falas de Lula ocorreram no momento em que ganhava repercussão no Brasil o discurso feito por Merz no Congresso Alemão do Comércio, em 13 de novembro. No evento, o chanceler afirmou que a Alemanha era um dos “países mais bonitos do mundo”. Merz declarou: “Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”

Enquanto isso, outra autoridade alemã fez declarações em sentido diferente. Na segunda-feira (17), o ministro do Meio Ambiente, Carsten Schneider, afirmou que o Brasil é “um país maravilhoso” e disse lamentar não poder permanecer mais tempo após a conferência. No mesmo dia, publicou no Instagram uma foto pescando na Amazônia e destacou, em português, que o país tem “um povo acolhedor e bom anfitrião”. A revista alemã Stern registrou em seu site: “O ministro do Meio Ambiente precisa acalmar os ânimos no Brasil após as críticas de Merz”.

Postagem Anterior

Gaza: Conselho de Segurança da ONU aprova “Plano de Paz” de Trump

Próxima Postagem

Sheinbaum reage “não aceitamos intervenção” após falas de Trump

Próxima Postagem
sheinbaum-reage-“nao-aceitamos-intervencao”-apos-falas-de-trump

Sheinbaum reage “não aceitamos intervenção” após falas de Trump

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.