O Ministério das Relações Exteriores manifestou, neste sábado (5), solidariedade ao povo e ao governo dos Estados Unidos após as enchentes que atingiram o centro do estado do Texas, na sexta-feira (4). O governo brasileiro lamentou oficialmente as 32 mortes confirmadas, além do número elevado de desaparecidos e desabrigados.
Em nota, o Itamaraty também chamou atenção para a relação entre fenômenos como esse e as mudanças no clima. “O governo do Brasil reafirma que as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional”, afirmou o texto.
Até o momento, segundo o MRE, não há registro de brasileiros entre as vítimas.
A nota também orienta que brasileiros residentes no Texas entrem em contato com o plantão do Consulado-Geral em Houston, em caso de emergência. O número informado é +1 (281) 384-4966.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, o condado de Kerr foi o mais atingido pela inundação repentina e se tornou o epicentro da tragédia.
Neste sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, lamentou publicamente as mortes e garantiu apoio do governo federal ao estado do Texas.
O post Itamaraty presta solidariedade aos EUA e alerta para impacto das mudanças climáticas apareceu primeiro em O Hoje.