newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Segundo caso de macaco com febre amarela é confirmado em Goiás

Administrador Por Administrador
9 de setembro de 2025
Em Cidades
A A
segundo-caso-de-macaco-com-febre-amarela-e-confirmado-em-goias

Segundo caso de macaco com febre amarela é confirmado em Goiás

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) está monitorando dois casos confirmados de macacos com febre amarela no Estado. O primeiro foi registrado em Abadia de Goiás e o segundo em Guapó. Um caso suspeito em Aragoiânia foi descartado. 

Diante da confirmação, a pasta emitiu um alerta epidemiológico a todos os municípios goianos e elaborou nota técnica com recomendações de reforço no monitoramento, intensificação da vacinação e coleta de amostras para exames específicos.

Em Abadia, um filhote da espécie bugio foi encontrado por moradores de uma chácara na zona rural e morreu pouco depois. O óbito foi notificado no dia 25 de agosto e, na semana seguinte, o Laboratório Central de Saúde confirmou a presença do vírus da febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a SES, intensifica a imunização dos moradores e a coleta de mosquitos para mapear a circulação viral. A pasta reforça que os macacos não transmitem o vírus, sendo vítimas, assim como os humanos.

Para apoiar as cidades, o Estado dispõe de cinco vans de vacinação que são enviadas mediante solicitação dos municípios. Uma dessas unidades já foi deslocada para Abadia de Goiás e a expectativa é que Guapó também receba reforço nos próximos dias. Segundo a SES, as equipes estaduais acompanham as prefeituras nas ações de bloqueio, investigação e incentivo à vacinação.

A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos silvestres, sobretudo dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Macacos funcionam como sentinelas: quando adoecem ou morrem, sinalizam a circulação da doença. A secretaria alerta que eliminar ou maltratar os animais não impede a propagação do vírus e ainda compromete o monitoramento.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Abadia indica o retorno da circulação viral no Estado. “O vírus circula de forma cíclica, a cada cinco a sete anos. O que nos preocupa é que as coberturas vacinais estão muito baixas, principalmente em crianças menores de um ano. Se eu tenho o vírus circulando e baixa cobertura, significa que tenho pessoas suscetíveis”, afirmou.

Ela reforça que a população não deve maltratar os animais. “Quem transmite é o mosquito. Os macacos são nossos aliados no monitoramento da doença, pois geralmente morrem antes dos humanos. É muito importante comunicar a secretaria de saúde sobre qualquer animal doente ou morto e manter a vacinação em dia”, destacou.

Baixa cobertura vacinal e medidas de prevenção reforçam alerta da SES-GO 
Em Goiás, a cobertura vacinal contra a febre amarela está em 71,57%, abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. A vacina faz parte do calendário básico: as crianças devem receber a primeira dose aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas devem tomar dose única. Desde 2017, o Brasil adota a aplicação de apenas uma dose para toda a vida.

O último caso de febre amarela em humanos em Goiás foi registrado em 2017. Em 2025 não houve notificações, mas a SES alerta para o risco diante da baixa imunização e da circulação confirmada em primatas. A doença tem início semelhante a dengue e chikungunya, com febre alta, dor no corpo e mal-estar, podendo evoluir para formas graves com complicações hepáticas e risco de morte.

Ao encontrar macacos mortos ou doentes, a população deve evitar contato e notificar imediatamente as autoridades sanitárias. O registro pode ser feito pelo aplicativo SISS-Geo, que envia as informações em tempo real para todas as instâncias do SUS. Também é possível acionar as secretarias municipais de saúde.

Entre as medidas de prevenção, além da vacinação, estão o uso de roupas compridas, repelente e atenção redobrada em áreas de mata ou rios, especialmente nos horários de maior atividade dos mosquitos transmissores. Na área urbana, o Aedes aegypti também pode atuar como vetor.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de notificação compulsória imediata. Todo caso suspeito deve ser comunicado em até 24 horas às autoridades locais. O tratamento é apenas sintomático, exigindo repouso e acompanhamento hospitalar. Nas formas graves, o paciente deve ser internado em UTI para reduzir complicações e risco de óbito. Medicamentos como AAS não devem ser utilizados devido ao risco de hemorragias.

A SES reforça que manter a vacinação em dia é a principal forma de proteção. Pessoas que forem viajar para áreas de risco devem atualizar o cartão de vacinas e adotar medidas de prevenção contra picadas de mosquitos.

O post Segundo caso de macaco com febre amarela é confirmado em Goiás apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Loja de pneus pega fogo em Goiânia

Próxima Postagem

Operação fecha 21 distribuidoras em Goiânia e aplica multas por descumprimento de lei

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

mp-go-apreende-celular-de-delegado-preso-em-cela-da-dih,-em-goiania
Cidades

MP-GO apreende celular de delegado preso em cela da DIH, em Goiânia

18 de dezembro de 2025
prf-inicia-operacao-rodovida-2025/2026-para-reforcar-seguranca-nas-rodovias-federais
Cidades

PRF inicia Operação Rodovida 2025/2026 para reforçar segurança nas rodovias federais

18 de dezembro de 2025
projetos-de-lei-de-combate-a-violencia-contra-mulher-em-goiania-sao-aprovados-na-ccj
Cidades

Projetos de lei de combate à violência contra mulher em Goiânia são aprovados na CCJ

18 de dezembro de 2025
Próxima Postagem
operacao-fecha-21-distribuidoras-em-goiania-e-aplica-multas-por-descumprimento-de-lei

Operação fecha 21 distribuidoras em Goiânia e aplica multas por descumprimento de lei

Mais Notícias

camara-declara-perda-de-mandato-de-eduardo-bolsonaro-e-alexandre-ramagem

Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

18 de dezembro de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (18) a perda dos mandatos dos deputados federais...

o-que-esperar-do-governo-daniel-vilela,-que-deve-comecar-em-marco-de-2026

O que esperar do governo Daniel Vilela, que deve começar em março de 2026

18 de dezembro de 2025

Bruno Goulart Embora ainda não exista um grupo de trabalho formalmente instituído, interlocutores próximos ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) afirmam...

lula-diz-que-vai-vetar-integralmente-o-pl-da-dosimetria-e-descarta-acordo-com-a-oposicao

Lula diz que vai vetar integralmente o PL da Dosimetria e descarta acordo com a oposição

18 de dezembro de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), no Palácio do Planalto, que irá vetar integralmente...

ronaldo-caiado-lidera-ranking-de-governadores-com-80%-de-aprovacao,-aponta-pesquisa

Ronaldo Caiado lidera ranking de governadores com 80% de aprovação, aponta pesquisa

18 de dezembro de 2025

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas/Intel nesta quinta-feira (17) colocou Goiás no primeiro lugar do ranking nacional de avaliação no...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se