• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Queimadas aumentam 22% e afetam rede elétrica em Goiás

Administrador Por Administrador
2 de setembro de 2025
Em Cidades
0
queimadas-aumentam-22%-e-afetam-rede-eletrica-em-goias

Queimadas aumentam 22% e afetam rede elétrica em Goiás

0
AÇÕES
15
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Entre janeiro e agosto de 2025, a Equatorial Goiás registrou 167 ocorrências de queimadas que atingiram diretamente a rede elétrica no estado. O número representa um aumento de mais de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em agosto foram 46 registros, o equivalente a quase dois casos por dia.

De acordo com a concessionária, além de comprometer a continuidade do fornecimento de energia, as queimadas oferecem riscos à segurança da população, dificultam a atuação das equipes de manutenção e podem causar danos à infraestrutura elétrica. O gerente do Centro de Operações Integradas da distribuidora, Vinicyus Lima, explica que as queimadas neste ano ampliam “a complexidade no atendimento e exige uma atuação ainda mais coordenada para garantir a segurança da população e a continuidade do fornecimento”.

As condições climáticas contribuem para o avanço das ocorrências. Goiás enfrenta o chamado fator 30,30,30, temperaturas acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos moderados ou fortes. Atualmente, a umidade já está abaixo de 20%, o que aumenta a facilidade de propagação das chamas. A maior parte dos incêndios tem origem em ações humanas, o que torna a conscientização da população peça-chave para evitar novos focos.

Duas situações ocorridas em agosto ilustram o problema. A Equatorial Goiás, conta que, uma queimada próxima à subestação que atende Aragoiânia, Guapó, Posselândia e Varjão interrompeu o fornecimento de energia, restabelecido em pouco mais de 20 minutos. Em Anápolis, outro incêndio sob linha de transmissão afetou cinco municípios, com normalização em 16 minutos após a intervenção das equipes.

O ranking de municípios mais afetados neste ano é liderado por Goiânia, com 38 registros, seguida de Anápolis (15), Catalão (10), Aparecida de Goiânia (8) e Morrinhos (5). A Equatorial apela pela cooperação da sociedade, afirmando que a conscientização é fundamental: “As queimadas não colocam em risco apenas a rede elétrica, mas também a vida das pessoas e o meio ambiente”, finaliza Lima.

O post Queimadas aumentam 22% e afetam rede elétrica em Goiás apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Incêndio atinge Pirenópolis e já consome milhares de hectares de vegetação

Próxima Postagem

Prefeitura de Goiânia contrata novos leitos de UTI Pediátrica

Próxima Postagem
prefeitura-de-goiania-contrata-novos-leitos-de-uti-pediatrica

Prefeitura de Goiânia contrata novos leitos de UTI Pediátrica

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.