• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Goiás confirma circulação da febre amarela após morte de macaco

Administrador Por Administrador
6 de setembro de 2025
Em Cidades
0
goias-confirma-circulacao-da-febre-amarela-apos-morte-de-macaco

Goiás confirma circulação da febre amarela após morte de macaco

0
AÇÕES
13
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A circulação do vírus da febre amarela foi confirmada em Abadia de Goiás após a morte de um macaco no dia 25 de agosto. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu, nesta sexta-feira (5), um alerta epidemiológico para todos os municípios com o objetivo de reforçar a vigilância e as medidas de prevenção. O último caso da doença registrado em humanos no estado ocorreu em 2017.

A vacinação é a principal forma de proteção. No calendário básico infantil, a imunização é aplicada em duas doses: a primeira aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Para pessoas de 5 a 59 anos que ainda não receberam a vacina, a recomendação é de dose única. Já aqueles com mais de 60 anos precisam passar por avaliação médica antes da aplicação.

Apesar da oferta gratuita do imunizante, a cobertura vacinal em Goiás é de 71,57%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A SES-GO reforça a necessidade de ampliar a adesão para reduzir o risco de transmissão.

Além da vacina, a população deve adotar medidas de proteção em áreas de mata, onde há registro de macacos mortos ou doentes. Entre as recomendações estão evitar deslocamentos desnecessários, usar roupas que cubram braços e pernas e aplicar repelentes, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, períodos em que os mosquitos transmissores são mais ativos.

A febre amarela é uma infecção viral transmitida por mosquitos silvestres, especialmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. A doença pode afetar tanto seres humanos quanto macacos e apresenta evolução rápida, com risco elevado nas formas graves. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dores no corpo, cefaleia intensa, náuseas e vômitos. Em quadros mais graves, pode evoluir para icterícia, hemorragias e falência de órgãos como fígado e rins.

Macacos não transmitem a febre amarela, mas funcionam como sentinelas que indicam a circulação do vírus em determinada região. A eliminação desses animais prejudica o sistema de vigilância e atrapalha a identificação precoce de novos focos.

Diante de sinais e sintomas suspeitos, a orientação é buscar atendimento médico imediato para diagnóstico e acompanhamento adequados.

O post Goiás confirma circulação da febre amarela após morte de macaco apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Projeto de anistia é justo, pois só pega quem cometeu crime

Próxima Postagem

Redação em 1ª pessoa: afinal, pode ou não pode?

Próxima Postagem
redacao-em-1a-pessoa:-afinal,-pode-ou-nao-pode?

Redação em 1ª pessoa: afinal, pode ou não pode?

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.