• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

Administrador Por Administrador
12 de maio de 2026
Em Cidades
0
lula-sanciona-lei-que-cria-dia-nacional-em-memoria-das-vitimas-da-covid-19

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

0
AÇÕES
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e reuniu autoridades, profissionais da saúde e representantes de associações de familiares de vítimas da pandemia.

A nova legislação estabelece o dia 12 de março como marco nacional de homenagem às vítimas da doença. A data faz referência à morte da técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano, considerada a primeira vítima da Covid-19 registrada oficialmente no Brasil, em São Paulo.

Segundo dados oficiais, mais de 716 mil pessoas morreram em decorrência da doença no país desde o início da pandemia.

Foto: Divulgação
Cerimônia reuniu familiares e autoridades
A solenidade contou com a presença de representantes de entidades formadas por familiares de vítimas da Covid-19. Durante o evento, os participantes também defenderam ações de enfrentamento à desinformação relacionada à pandemia, às vacinas e aos tratamentos sem comprovação científica.

Em discurso, Lula criticou a condução da pandemia durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O presidente também citou declarações feitas durante o período mais crítico da crise sanitária.

“Temos que dizer em alto e bom som a quantidade de médicos que receitavam cloroquina e a quantidade de gente que dizia que a vacina fazia as pessoas virarem gays, virarem jacaré”, afirmou.

Foto: Divulgação
Além disso, o presidente ressaltou a importância de preservar a memória das vítimas da pandemia no país.

Ministério da Saúde destaca impacto da pandemia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a pandemia atingiu diretamente grande parte das famílias brasileiras. Segundo ele, a criação da data servirá como espaço permanente de reflexão sobre futuras emergências sanitárias.

“O presidente sanciona esse projeto para que fique marcado, e todo ano a gente possa falar sobre isso, discutir o que é necessário para enfrentar futuras pandemias”, declarou.

Padilha também destacou que o país ampliou os índices de vacinação nos últimos anos. Segundo o ministro, as coberturas vacinais infantis voltaram a superar 90% após quedas registradas anteriormente.

Leia também: Diogo Nogueira cancela shows e está internado; saiba estado de saúde do cantor

Memorial da pandemia foi inaugurado
No mês passado, o Ministério da Saúde lançou o Memorial da Pandemia no Rio de Janeiro. O espaço foi criado para homenagear as vítimas da Covid-19 no Brasil.

O memorial funciona no edifício do Centro Cultural do Ministério da Saúde, reaberto após obras de recuperação. Conforme o governo federal, o investimento na revitalização do espaço foi de aproximadamente R$ 15 milhões.

Além disso, o local deverá receber atividades educativas, exposições e ações voltadas à preservação da memória sobre a crise sanitária enfrentada pelo país.

Foto: Divulgação
Data reforça memória das vítimas
A aprovação da lei ocorreu no mês passado no Congresso Nacional. Agora, com a sanção presidencial, o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 passa a integrar oficialmente o calendário nacional.

A expectativa do governo e de entidades ligadas à saúde é que a data estimule debates sobre prevenção, vacinação e preparação para futuras pandemias.

Enquanto isso, familiares de vítimas seguem defendendo iniciativas de conscientização e preservação da memória sobre os impactos da Covid-19 no Brasil.

Postagem Anterior

Operação Ephedra: Justiça condena mais 10 investigados por tráfico de rebites em Goiás

Próxima Postagem

Mesmo com liminar do TJ-GO, servidores da Educação mantêm greve em Goiânia

Próxima Postagem
mesmo-com-liminar-do-tj-go,-servidores-da-educacao-mantem-greve-em-goiania

Mesmo com liminar do TJ-GO, servidores da Educação mantêm greve em Goiânia

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.