newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Login
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
newsgyn
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Fios energizados soltos em Goiás tornam-se ameaça mortal após temporais

Administrador Por Administrador
25 de setembro de 2025
Em Cidades
A A
fios-energizados-soltos-em-goias-tornam-se-ameaca-mortal-apos-temporais

Fios energizados soltos em Goiás tornam-se ameaça mortal após temporais

Fios soltos, caídos no chão ou pendurados de forma desordenada nas ruas de Goiás, tornaram-se uma ameaça real e constante para a população. A tragédia recente que vitimou a adolescente Nathály Rodrigues do Nascimento, de apenas 17 anos, no Centro de Goiânia, reforça a gravidade do problema e acende o alerta para a urgência de soluções efetivas.

Na tarde da terça-feira (23), enquanto um temporal forte atingia a Capital, a jovem atravessava a Rua 20 quando, sem perceber pisou em um fio de alta tensão que havia se rompido e caído no chão. A eletricidade percorreu o corpo, provocando uma descarga fatal. Segundo o Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente ao local, Nathály já estava inconsciente, em contato direto com a fiação energizada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou o óbito ainda no local.

“É uma tragédia sem tamanho que abala toda a administração municipal. Nathály era uma jovem cheia de sonhos e possibilidades, e essa perda precoce nos faz redobrar o empenho em ações preventivas”, afirmou Sandro Mabel, em nota de pesar divulgada após o acidente.

Dias antes do ocorrido, em 19 de setembro, a Prefeitura de Goiânia realizou uma importante reunião, em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e a concessionária Equatorial Goiás, para discutir a retomada e reformulação do projeto de ordenamento e retirada dos fios soltos nos postes da cidade. 

O encontro teve a participação do procurador-geral de Justiça, Cyro Terra, que elogiou a iniciativa de Mabel, que destacou o problema dos fios soltos como um risco significativo para pedestres, ciclistas e motociclistas, além de provocar poluição visual e prejudicar a qualidade de vida da população.

Na reunião, também foi reforçado o papel das operadoras de telecomunicações, obrigadas pela Lei nº 9.785, de 2016, a manterem os fios organizados e em bom estado. A responsabilidade pela retirada correta e manutenção da fiação recai sobre essas empresas, que precisam atuar em conjunto com a concessionária de energia e com os órgãos municipais para garantir a segurança nas vias públicas.

O presidente da distribuidora de energia, Lener Jayme, destacou o compromisso da empresa em colaborar com as autoridades para enfrentar esse desafio. “Seguimos firmes e compromissados com a resolução deste complexo problema urbanístico e ambiental, em parceria com o Ministério Público e a Prefeitura de Goiânia”, afirmou.

Infelizmente, o caso de Nathály não é isolado. Em Anápolis, no dia 19 de setembro, um menino de 10 anos morreu eletrocutado após encostar em um fio de telefonia que estava solto e energizado na Rua Noêmia, no Setor Vila Jussara. As equipes de resgate foram acionadas, mas não conseguiram salvar a criança, que já estava sem vida no local.

Esses episódios evidenciam que o perigo não está apenas nos temporais, mas na falta de organização, fiscalização e manutenção adequada da fiação aérea espalhada pelas cidades. A desordem cria um cenário onde a queda de cabos energizados no chão é uma ameaça constante para qualquer pessoa.

“O problema dos fios soltos é complexo e envolve aspectos técnicos, legais e administrativos”, explica o advogado especialista em Direito Público e Administrativo, Daniel Assunção. “Não existe uma legislação nacional específica que regulamente a organização estética e estrutural da fiação elétrica e de telecomunicações nas vias públicas, embora haja um projeto de lei em discussão para tornar obrigatório o aterramento da fiação em todo o Brasil.”

O especialista reforça que a responsabilidade pela organização e segurança da fiação é das concessionárias e empresas de telecomunicações, mas os municípios também respondem judicialmente por danos causados à população.

Em Goiânia, o tema ganhou destaque na Câmara Municipal. Em julho, a Comissão de Direitos do Consumidor realizou audiência pública para discutir os riscos associados à “malha caótica” de fios de energia, telefonia e internet, que causam riscos reais de acidentes, incêndios e quedas de postes.

O vereador Coronel Urzêda (PL), presidente da comissão, alertou que “o excesso de fios soltos e mal organizados traz riscos sérios a pedestres e motoristas”. O vereador Cabo Senna (PRD) destacou a importância de responsabilizar as empresas pela manutenção e retirada dos cabos inativos, enquanto o vereador Sanches da Federal (PP) também participou do debate.

Além disso, representantes das principais empresas de telefonia, como Vivo e Tim, apontaram dificuldades enfrentadas, como vandalismo e uso irregular de postes por empresas clandestinas, que agravam a situação. Segundo a representante da Tim, Fabiana Arruda, “a fiscalização da fiação é responsabilidade da concessionária de energia, a Equatorial, que deve assegurar a organização dos cabos”.

A Prefeitura de Anápolis, devido ao caso, decretou situação de emergência para remoção imediata de fios soltos, pendentes ou sem identificação. Até o momento, mais de 300 autos de infração foram lavrados, cada um com multas de até R$ 20 mil para as empresas responsáveis.

O jornal O HOJE entrou em contato com a Equatorial, que lamentou a morte da adolescente, mas não informou se possui alguma ação ou programa específico para identificar e corrigir fios soltos ou com risco de acidentes em áreas urbanas.

 

Tempestade à vista: ventos fortes e cabos soltos acendem alerta 
 

 

O alerta é ainda mais sério nos primeiros temporais, após um longo período de estiagem, quando o acúmulo de poeira nos isoladores e estruturas da rede elétrica aumenta a chance de falhas e curtos-circuitos.

 

“Essa chuva funciona como uma lavagem da rede. A água dissolve a sujeira acumulada, formando um caminho condutivo que pode ativar as proteções e causar desligamentos”, explica Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás.

 

Além de interrupções no fornecimento de energia, o risco maior está na exposição de cabos energizados nas ruas, especialmente quando há ventos intensos que rompem fios ou derrubam postes. Nesses casos, o cuidado deve ser extremo.

 

“Jamais toque em fios caídos, mesmo que pareçam inofensivos. Mantenha distância e acione imediatamente a concessionária ou os Bombeiros”, orienta Suzane Caires, executiva de Segurança do Trabalho.

 

Dentro de casa, também é preciso atenção. “Desligue aparelhos da tomada durante tempestades, e nunca manuseie eletrônicos molhados ou em locais alagados. Se perceber que a água da chuva chegou nas tomadas, desligue o disjuntor e chame um profissional para avaliar”, alerta Suzane. A recomendação vale ainda para casos em que a fiação elétrica mostra sinais de desgaste ou sobrecarga. 

 

Assunção reforça que a responsabilidade principal pela segurança da fiação é das empresas de energia e telecomunicações, mas os municípios também devem fiscalizar. “Se a fiação estiver irregular e causar dano, o cidadão pode recorrer à Justiça. O município também responde pelos prejuízos”, afirma.

 

O especialista ainda ressalta que  o município deve ser responsabilizado nessas situações. “Enquanto não há uma legislação federal que exija o ordenamento da fiação, cabe aos municípios criarem normas locais e cobrir essas lacunas. A omissão de quem deveria fiscalizar também pode ser responsabilizada judicialmente.”

O post Fios energizados soltos em Goiás tornam-se ameaça mortal após temporais apareceu primeiro em O Hoje.

CompartilhadoTweetEnviarEnviar
Postagem Anterior

Chuvas paralisam terminais goianos e expõem falhas na Nova RMTC

Próxima Postagem

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprova projetos do vereador Major Vítor Hugo

Administrador

Administrador

Biografica do Autor

Leia Também

retorno-do-motogp-apos-22-anos-acelera-modernizacao-do-autodromo-de-goiania
Cidades

Retorno do MotoGP após 22 anos acelera modernização do Autódromo de Goiânia

28 de janeiro de 2026
policia-prende-suspeito-de-ataque-com-gasolina-dentro-de-supermercado-em-uruacu
Cidades

Polícia prende suspeito de ataque com gasolina dentro de supermercado em Uruaçu

28 de janeiro de 2026
anvisa-discute-regras-para-producao-de-cannabis-medicinal-no-brasil
Cidades

Anvisa discute regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

28 de janeiro de 2026
Próxima Postagem
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprova projetos do vereador Major Vítor Hugo

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprova projetos do vereador Major Vítor Hugo

Mais Notícias

sorteio-da-copa-do-brasil-2026-define-caminhos-dos-clubes-goianos

Sorteio da Copa do Brasil 2026 define caminhos dos clubes goianos

28 de janeiro de 2026

A CBF realizou nesta quarta-feira (28) o sorteio das fases iniciais da Copa do Brasil 2026, que traz um novo...

medalhista-paralimpico-israel-stroh-e-suspenso-por-4-anos-por-corrupcao

Medalhista paralímpico Israel Stroh é suspenso por 4 anos por corrupção

28 de janeiro de 2026

O mesatenista Israel Stroh, nome histórico do esporte paralímpico brasileiro, enfrenta o momento mais crítico de sua carreira. O atleta...

flamengo-oficializa-lucas-paqueta,-por-42-milhoes-de-euros,-e-se-torna-a-maior-contratacao-do-futebol-brasileiro

Flamengo oficializa Lucas Paquetá, por 42 milhões de euros, e se torna a maior contratação do futebol brasileiro

28 de janeiro de 2026

O Flamengo encerrou nesta quarta-feira uma das negociações mais complexas e ambiciosas de sua história recente ao anunciar o retorno...

“se-tivesse-morrido,-nao-teria-problema”,-diz-mulher-atingida-por-raio-em-ato-com-nikolas-ferreira

“Se tivesse morrido, não teria problema”, diz mulher atingida por raio em ato com Nikolas Ferreira

28 de janeiro de 2026

No último domingo (25), por volta das 10h30, sob forte chuva em Brasília (DF), duas amigas foram atingidas por um...

newsgyn

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Navegue

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Siga-nos

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2025 Newsgyn Portal de Notícias - contato@newsgyn.com.br

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Conecte-se

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Conecte-se