O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em nova rodada de contatos sobre a guerra na Ucrânia. Segundo o Palácio do Planalto, o líder russo compartilhou detalhes da reunião que manteve na última sexta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca, o encontro que terminou sem acordo para um cessar-fogo.
Em nota, o governo brasileiro afirmou que Putin reconheceu o envolvimento do Brasil no chamado Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China voltada para estimular negociações diplomáticas entre Moscou e Kiev. O presidente russo classificou como “positiva” a conversa com Lula, que durou cerca de 30 minutos.
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”, informou o Planalto.
Essa foi a segunda vez em menos de dez dias que Lula e Putin conversaram sobre a guerra. Em 9 de agosto, eles já haviam falado por cerca de 40 minutos. Na ocasião, discutiram tanto o conflito europeu quanto a cooperação econômica e política entre os dois países. O presidente russo agradeceu o empenho do Brasil e elogiou os resultados da cúpula do Brics realizada em julho, no Rio de Janeiro.
Na esfera bilateral, Lula e Putin reforçaram a intenção de realizar ainda este ano uma nova edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia. Para o governo brasileiro, a insistência em manter o diálogo confirma a disposição de atuar como mediador de paz ao lado da China, embora até agora a iniciativa não tenha produzido resultados concretos.
O post Lula e Putin conversam por telefone sobre Cúpula Rússia-EUA apareceu primeiro em O Hoje.