• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Lula diz que vai convidar Trump para COP30 e promete reação ao tarifaço dos EUA

Administrador Por Administrador
7 de agosto de 2025
Em Política
0
lula-diz-que-vai-convidar-trump-para-cop30-e-promete-reacao-ao-tarifaco-dos-eua

Lula diz que vai convidar Trump para COP30 e promete reação ao tarifaço dos EUA

0
AÇÕES
10
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Durante evento no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar da COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). “Quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar”, afirmou. Lula disse que também fará convites a Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia), mas não ao presidente russo Vladimir Putin, “porque não está podendo viajar”.

O gesto ocorre em meio à tensão comercial entre os dois países. A partir desta quarta-feira (6), os EUA aplicam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para Lula, a medida é politicamente motivada. “Nós nunca saímos da mesa de negociação. Não podemos aceitar que o povo brasileiro seja punido”, declarou.

Leia mais: Fundo inédito vai liberar R$ 800 milhões em crédito com juros reduzidos para empresas goianas

Como resposta, o governo prepara um plano de contingência para minimizar os impactos econômicos e sociais da medida. Segundo Lula, o Brasil vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) por meio do mecanismo de solução de controvérsias. Uma resolução já foi publicada para autorizar o Itamaraty a tomar as medidas necessárias.

Durante a reunião do Conselhão, colegiado que reúne ministros, empresários e representantes da sociedade civil, Lula reforçou que Trump “não tinha o direito” de impor as tarifas. Ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) também defenderam a reação do Brasil como afirmação de soberania diante das investidas norte-americanas. (Especial para O HOJE)

O post Lula diz que vai convidar Trump para COP30 e promete reação ao tarifaço dos EUA apareceu primeiro em O Hoje.

Postagem Anterior

Zé Délio fala sobre prefeituras em crise e por que Caiado pode ser esperança da direita em 2026

Próxima Postagem

Brasil recorre à OMC contra tarifa de Trump e pressiona EUA por negociação

Próxima Postagem
brasil-recorre-a-omc-contra-tarifa-de-trump-e-pressiona-eua-por-negociacao

Brasil recorre à OMC contra tarifa de Trump e pressiona EUA por negociação

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.