A União Europeia anunciou, na última quinta-feira (10), um acordo com Israel para ampliar o acesso da ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza. A informação foi divulgada pela chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, que afirmou na rede X: “Esse acordo significa que mais pontos de passagem serão abertos e mais caminhões de ajuda e alimentos entrarão na Faixa de Gaza”. Ela acrescentou: “Contamos com Israel para implementar todas as medidas acordadas”.
De acordo com Kallas, as medidas entrarão em vigor “nos próximos dias”. Segundo comunicado do serviço diplomático da UE, a assistência humanitária “deve ser entregue diretamente à população”. Entre as medidas anunciadas estão o “aumento substancial no número de caminhões que transportam alimentos e produtos não alimentícios para Gaza diariamente”, a abertura de “novos pontos de passagem” no norte e no sul da região e a possibilidade de distribuir alimentos “por meio de padarias e cozinhas públicas em toda a Faixa de Gaza”. Também está prevista a retomada das entregas de combustível “até um nível operacional” para organizações humanitárias.
A UE declarou estar pronta para “coordenar com as partes interessadas humanitárias relevantes, agências da ONU e ONGs no terreno para garantir a rápida implementação dessas medidas urgentes”.
O anúncio ocorre em meio à revisão do Acordo de Associação entre Israel e a UE. Em junho, a Comissão Europeia concluiu que Israel violou o Artigo 2 do tratado, que trata do respeito aos direitos humanos. Países como a Espanha pedem a suspensão parcial do acordo, mas outros se opõem. Os ministros das Relações Exteriores da UE discutiram o tema em reunião marcada para terça-feira (15), em Bruxelas. Na segunda (14), está prevista uma reunião com os países da “vizinhança do sul”, incluindo Israel.
O post UE anuncia acordo com Israel para apoio com ajuda humanitária em Gaza apareceu primeiro em O Hoje.