O Zoológico de Leipzig, na Alemanha, anunciou neste sábado (9) que sacrificou três filhotes de tigre após eles serem rejeitados pela mãe. Os animais nasceram na última quarta-feira (6) e, segundo a administração, receberam cuidados da tigresa Yushka apenas nas primeiras horas de vida.
Ainda conforme o zoológico, no dia seguinte ao parto, a tigresa perdeu o interesse e abandonou o processo de criação. A instituição afirmou que esse tipo de comportamento pode ocorrer entre mães de primeira viagem no reino animal.
Com a rejeição, os filhotes ficaram enfraquecidos pela falta de amamentação. Diante do quadro, a equipe veterinária decidiu realizar a eutanásia. O objetivo, segundo comunicado, foi “poupá-los de mais sofrimento”.
Zoológico alemão sacrifica filhotes de tigre rejeitados pela mãe
O zoológico informou que não considerou a possibilidade de criar os filhotes manualmente. A justificativa é que a criação pela mãe e a interação natural são essenciais para o desenvolvimento adequado do comportamento da espécie, evitando o chamado imprinting, que ocorre quando o animal cria vínculo excessivo com humanos.
A instituição destacou que mantém o compromisso com padrões científicos voltados à criação de animais selvagens de forma adequada à espécie.
O post Zoológico sacrifica três filhotes de tigre rejeitados pela mãe; entenda apareceu primeiro em O Hoje.