O Zoológico de Goiânia passa por um momento de renovação. Com a chegada de três novos animais, arara-vermelha resgatada, um filhote de cervo-dama e uma macaca-aranha-da-cara-preta, serão oficialmente apresentados para a visitação do público durante o feriado de Corpus Christi.
A apresentação dos novos moradores, segundo falas da supervisora do parque, Jamile França, promove o interesse de visitantes e contribui para manter o fluxo dentro da média esperada para o mês, mesmo após a situação adversa gerada pela morte do cisne negro no início do mês.
Leia mais: Golpe das multas falsas usa QR code para enganar motoristas em Goiânia
“O macaco-aranha e o cervo-dama nasceram aqui no parque, são filhotes, então é só a rotina mesmo de cuidados com recém-nascidos. A arara-vermelha chegou há dois meses, veio de resgate pelo Cetras de Brasília. Fizemos todo o processo de quarentena, observação, adaptação ao local, aos tratadores e à alimentação. Agora ela está finalizando essa fase e passa para o recinto”, explicou Jamile em entrevista exclusiva ao jornal O Hoje.
A supervisora também pontuou que a chegada de novos animais costuma gerar maior interesse do público. “Sempre que a gente anuncia nascimento ou entrada de animal novo, o pessoal vem para ver, para conhecer. Sempre traz um reflexo positivo para o parque”, afirmou.
Sobre o episódio envolvendo a morte do cisne negro — cuja suspeita inicial de gripe aviária foi descartada por laudo técnico — Jamile garantiu que não houve prejuízo significativo na visitação. “Impacto negativo não. Positivo também não. A gente segue normal. O primeiro dia de reabertura teve um movimento mais baixo porque o pessoal realmente não sabia se o parque estava aberto ou fechado. Foi algo mais pontual. Até hoje ainda tem gente que pergunta se o parque já reabriu. Mas por conta da morte do animal em si, não. A gente não sentiu o pessoal deixando de vir ou tenha caído muito a visitação. Estamos dentro da média que é esperada para o mês de junho mesmo.”
Além dos novos integrantes, o zoológico promove neste mês uma programação especial com temática junina. De 19 a 22 de junho, os visitantes poderão participar de atividades interativas, como enriquecimentos ambientais temáticos com os animais. “Esse final de semana a gente vai fazer atividades mais voltadas para essa temática junina. Provavelmente seguimos com esse cronograma até o final de junho, com as atividades que são divulgadas na página do Instagram do Zoológico”, adiantou Jamile.
Nesta quinta-feira (19), os pequenos felinos irão receber uma caixa de alimentação às 14h, seguida pela anta Penélope, que vai receber um presente especial e dentro tema junino um pouco mais tarde, às 15h30. Já no domingo (22), às 14h30, os hipopótamos do parque vão receber um presente que serão pamonhas especiais, seguidos às 16h pelo urso pardo Robinho, que interagirá com uma caixa surpresa.
O Zoológico de Goiânia atualmente comporta um total de 417 animais de 97 espécies. Segundo o secretário de Gestão de Negócios e Parcerias, José Neto, a chegada dos filhotes e a programação festiva fazem parte de um esforço de revitalização do espaço.
“Estamos preparando reformas importantes para aprimorar a experiência dos visitantes. A chegada dos novos filhotes torna o passeio ainda mais especial, e a programação junina é um convite para que as famílias aproveitem o feriado em contato com a natureza e com a biodiversidade que o parque abriga.”
O parque funciona de quarta a domingo, das 8h30 às 17h, com entrada permitida até às 16h. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia), com gratuidade para crianças de até 5 anos e PcDs com acompanhante. A compra pode ser feita em dinheiro na bilheteria ou por meio do aplicativo GYN 24h para pagamentos via PIX ou cartão.
A campanha para escolha dos nomes dos filhotes será lançada em breve nas redes sociais do parque. Por ora, apenas a macaca-aranha recebeu o nome: Tereza. Os demais seguem aguardando batismo oficial, o que promete engajar ainda mais os frequentadores no cotidiano do zoológico. (Especial para O Hoje)
O post Zoológico recebe três novas moradoras e mantém fluxo de visitantes após morte de cisne apareceu primeiro em O Hoje.