Com participação de Gabriel Pires
A capital goiana se prepara para o jogo de número 332 do maior clássico do Centro-Oeste. O Vila Nova recebe o Goiás pela Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, pela 22ª rodada da segunda divisão. A bola vai rolar no próximo sábado (16/08) a partir das 18h30, horário de Brasília, com transmissão exclusiva por meio da assinatura do Disney+.
Vila Nova
A princípio, o Vila Nova se apresenta após um triunfo fora de casa contra o Paysandu. Os três pontos foram um importante passo no início de trabalho do técnico Paulo Turra. Com uma virada de turno conturbada marcando duas derrotas consecutivas, e culminando na queda de Luizinho Lopes, o treinador gaúcho assumiu o comando do Tigrão, com uma missão assumida por ele mesmo: garantir o acesso para a Série A.
Definitivamente, um clássico contra o maior rival e um dos candidatos ao título da competição, pode ser a prova de fogo necessária de Paulo Turra. No momento, o Vila Nova se encontra na 9ª colocação da tabela, com 30 pontos adquiridos, a quatro pontos da zona de acesso.
“Nesse momento acho que estamos na briga pelo acesso. Mas uma vitória contra o nosso rival, a gente entra definitivamente. É mais um jogo, mais um objetivo, uma meta, respeitamos muito o adversário. Porém, acreditamos muito no nosso plano de jogo, no nosso grupo, e acima de tudo, no ambiente que o torcedor vai fazer. Na nossa casa, no nosso alçapão, será o 12º jogador, sendo o grande suporte para a nossa vitória”. Afirmou Paulo Turra em coletiva nesta sexta-feira (15/08).
Falando em elenco, o Vila Nova conta com o retorno de alguns atletas para o clássico. Elias volta de suspensão, e está a disposição de Turra. Além dele, Jean Mota, Walisson Maia e Bruno Xavier, podem ser liberados pelo departamento médico, com possibilidade de retorno. O primeiro deles não entra em campo desde o duelo contra o Atlético-GO, em junho. Maia sentiu dores no tornozelo e foi poupado na última rodada. Bruno Xavier, por sua vez, sofreu uma lesão na derrota contra o Volta Redonda, no fim do primeiro turno.
Goiás
O Esmeraldino tem pela frente a última oportunidade da temporada para quebrar um tabu de mais de dois anos e meio sem vencer seu maior rival, o mais longo do lado alviverde na história do confronto. Além disso, uma vitória recolocará a equipe esmeraldina na liderança da Série B, já que o Coritiba assumiu o posto com 42 pontos, um a mais que o Goiás, ao vencer o Novorizontino. O técnico Vagner Mancini destacou a importância de retomar a liderança e a disputa direta com o Coritiba pelo topo da tabela:
“Nós temos que lutar muito pela liderança. Um ponto já nos serve, mas é importante vencer a partida, porque, além de acabar com o tabu que incomoda nossa torcida, também nos dá a condição de somar pontos importantes e reassumir a liderança. Acho que este jogo, não só diante do Vila, mas também pela batalha com o Coritiba, tem sido interessante, porque faz com que a gente tenha que jogar todos os jogos realmente no nosso limite.”
Para o clássico, o treinador esmeraldino terá um desfalque de peso: o volante Juninho, peça-chave no time titular, está suspenso. Para substituí-lo, Gonzalo Freitas e Marcão são os mais cotados, com possibilidade de atuarem juntos. Outra alternativa, menos provável, é o retorno de Rafael Gava ao time titular. Recém-recuperado de uma lesão no quadril, o meia não começa uma partida desde 14 de junho, há dois meses, na derrota para o CRB.
Caso Gava seja escalado, Wellington Rato pode ser deslocado para o ataque, com o meio-campo formado por Gonzalo, Marcão e Gava. No setor ofensivo, outra baixa é Pedrinho, que sofreu uma lesão na coxa direita e foi cortado às vésperas do jogo contra o Operário, partida vencida pelo Goiás. Com isso, Moraes Jr deve seguir como ponta, posição em que vem se destacando: foram dois gols nos últimos dois jogos.
Um dos pontos a melhorar para o clássico é o sistema defensivo: nos últimos dez jogos, o Verdão só não foi vazado em um, na vitória sobre o Athletico-PR. Questionado sobre o setor, Mancini afirmou: “O ataque do Goiás vem sendo melhor do que a parte defensiva, e isso, para mim, tem um valor muito grande.” Por outro lado, o desempenho como visitante é positivo: em dez partidas fora de casa, o Goiás somou 17 pontos e tem a segunda melhor campanha da competição nesse quesito.
Ficha técnica
Vila Nova x Goiás
Data: 16 de agosto de 2025 (sábado).
Horário: 18h30 (de Brasília).
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia.
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Lúcio Beiersdorf (RS).
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP).
Transmissão: Dinsey+.
Vila Nova: Halls; Pedro Romano, Tiago, Weverton, Willian Formiga; João Vieira, Ralf, Dodô; Vinícius, Guilherme Parede e Ruan Ribeiro. Técnico: Paulo César Turra.
Goiás: Tadeu; Diego Caito, Messias, Titi e Willean Lepo; Gonzalo Freitas, Marcão (Rafael Gava) e Wellington Rato; Jajá, Anselmo Ramon e Moraes Jr. Técnico: Vagner Mancini
O post Vila Nova x Goiás: arbitragem, escalações, horário e onde assistir apareceu primeiro em O Hoje.