A situação do Vila Nova no Brasileirão Série B de 2025 não anima. O campeonato ainda não acabou, 26 rodadas se passaram para o Tigrão, e em 12 jogos muita coisa pode mudar. Entretanto, os resultados recentes não apontam para um crescimento daqui até o final da segunda divisão, espera-se mais do mesmo. Porém, é evidente que este roteiro se construiu após derrotas chaves e desperdícios de pontos fundamentais. No momento, o Colorado se encontra na 10ª colocação, com 36 tentos conquistados até aqui, adquiridos em 10 vitórias, seis empates e outras 10 derrotas.
O roteiro desta temporada começou de forma diferente. Com o título goiano no início do ano, troféu que não era erguido desde 2005, criou-se um clima de otimismo diferente das campanhas anteriores. Sob o comando de Rafael Lacerda, o Colorado iniciou o Brasileirão Série B com resultados promissores, apostando em sua principal valência: o sistema defensivo. Lacerda ficou conhecido por esse ideal, o que não agradou parte da torcida, que definiam o time como passivo e pouco vistoso. De fato, não é a forma mais atrativa de se jogar futebol, mas trouxe resultado até determinado momento.
O início da Série B foi positivo, com o Vila Nova brigando entre as cabeças da segunda divisão, como um candidato certo ao acesso. Todavia, esse cenário se inverteu após uma sequência de derrotas duras a partir da 9ª rodada. Rafael Lacerda viu o funcionamento da sua equipe ruir, bem como seu cargo como treinador do time. Com três tropeços consecutivos, o gaúcho foi demitido do comando do Vila. Quase no fim do primeiro turno, Luizinho Lopes retorna para o comando do Tigrão, com o objetivo de retomar o caminho das vitórias e recolocar o Colorado na briga pelo título, como fez no ano anterior. Mesmo com sinais de evolução em determinado momento, o imediatismo falou mais alto após nove rodadas, o que culminou na queda do treinador.
Chega a vez de Paulo Turra. Um nome novo, conhecido, com trabalhos sólidos pela Série A. Os resultados vieram logo nos primeiros duelos: vitória contra o Paysandu fora de casa, e o mais importante deles, triunfo sobre o Goiás no OBA por 2 a 0. Eis que surge uma luz no fim do túnel, após rodadas e rodadas de derrotas que afastaram o Vila do G-4, o time viajou para Ribeirão Preto dependendo apenas de si para voltar a zona de acesso.
Mesmo com a possibilidade nas mãos, o Colorado foi superado pelo Botafogo-SP por 2 a 0. Desde então, o Vila Nova está com uma sequência de quatro jogos sem vencer, com três empates consecutivos, sendo os dois últimos em pleno OBA.
Historicamente, essa é a pior campanha do Vila Nova analisando as temporadas de 2023 e 2024, com o recorte das 26 rodadas. Em 2023, o Tigre estava na 7ª colocação, com 42 pontos adquiridos, e uma distância de dois tentos do G-4. O final foi doloroso para o torcedor, que necessitava de apenas uma vitória na última rodada para alcançar o tão sonhado acesso. O Colorado não colaborou e perdeu para o ABC em Natal.
Em 2024, a boa campanha do Vila Nova passou pelas mãos de Luizinho Lopes, que com 26 jogos, colocou o Tigre na 5ª colocação, empatado em pontos com o Sport na 4ª posição, ambos com 42 tentos.
O post Vila Nova perde embalo com Paulo Turra e se afasta do G-4 apareceu primeiro em O Hoje.