Está tudo pronto para a grande final do Brasileirão Feminino Série A3. Neste sábado (09), às 21h, o Vila Nova-GO recebe o Atlético-PI no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, para o jogo de ida da decisão. Ambas as equipes chegam pela primeira vez a uma final nacional no futebol feminino e já garantiram acesso à Série A2 do Campeonato Brasileiro de 2026.
O caminho do Vila Nova até a final foi marcado por jogos equilibrados e muita superação. Na semifinal, as Tigresas eliminaram o Itabirito-MG após dois empates — 3 a 3 fora de casa e 1 a 1 em Goiânia — e uma vitória dramática nos pênaltis por 5 a 4. A goleira Stefane brilhou ao defender a primeira cobrança das mineiras, e a meia Idalana converteu o chute decisivo que levou o clube goiano à inédita final.
Fundado há 81 anos, o Vila Nova tem tradição no futebol masculino, com três títulos da Série C (1996, 2015 e 2020), mas agora busca escrever um novo capítulo no futebol feminino. Em 2022, o time chegou às semifinais da Série A3, garantindo acesso, mas não conseguiu disputar a final. Em 2025, enfim, terá sua primeira chance de levantar a taça.
Do outro lado, o Atlético-PI é um clube jovem — fundado em 2019 — e vive o momento mais importante de sua história. A equipe piauiense chegou à decisão com autoridade, vencendo o Doce Mel-BA por 3 a 0 fora de casa e repetindo o bom desempenho no jogo de volta, com triunfo por 3 a 1, no Albertão, em Teresina. Assim como o Vila Nova, o Atlético também garantiu o acesso à segunda divisão do futebol nacional.
A partida de volta está marcada para o sábado seguinte, dia 16, na capital piauiense. O título será decidido no agregado dos dois jogos.
O post Vila Nova encara Atlético-PI em busca de título inédito no Brasileirão Feminino A3 apareceu primeiro em O Hoje.