A cidade de Chapecó recebeu um espetáculo de futebol pelo Campeonato Brasileiro Série B, na noite desta segunda-feira (1º). Chapecoense e Vila Nova duelam e terminam a partida empatados em 2 a 2, somando um ponto para cada na tabela de classificação. Os gols do embate foram marcados por Rafael Carvalheira e Walter Clar para o time mandante, além de João Vieira e Bruno Mendes para o time do Vila Nova.
Com este resultado, a Chapecoense segue na zona de acesso em 3º colocado, com 41 pontos até aqui. Já o Vila Nova, se encontra na 8ª posição, com 34 tentos na tabela, a cinco pontos de distância do G-4, aberto pelo Criciúma.
O jogo
O duelo na Arena Condá começou como esperado, equilibrado, mas com a Chapecoense ditando o ritmo. O time da casa se mostrou com muita qualidade de criação e buscou manter a posse de bola em seus pés, o que funcionou. O Colorado pouco criou na primeira metade, se preocupando, principalmente, em travar as investidas da Chape. Apresentar um comportamento defensivo e reativo, não é nada novo para o Vila Nova, que está acostumado a jogar nessa circunstância.
O domínio da Chapecoense sobre o adversário goiano era notório, mas só foi gerar um resultado efetivo no placar aos 40 minutos de jogo. Rafael Carvalheira encontra uma finalização certeira com a chapa da chuteira, 1 a 0. A pressão do time da casa era tanta, que o Vila fez sua primeira finalização no gol apenas aos 46 minutos, com Guilherme Parede.
Apesar da vitória parcial merecida no primeiro tempo, o Vila Nova encontrou um respiro na grande área nos acréscimos da partida. Após jogada de cruzamento, Walter Clar desvia com o braço e entrega um pênalti para o time visitante. João Vieira vai para a cobrança, enfia um bico seguro na bola e vê seu chute morrer na rede. 1 a 1, fim de primeiro tempo, com mérito ou não, o Vila Nova leva um empate para o vestiário após 45 minutos.
O segundo tempo volta com um roteiro parecido. Domínio e pressão por parte da Chapecoense, e a atuação firme da defesa do Tigrão. Diferente do primeiro tempo, o ímpeto do ataque da Chape foi recompensado logo no início da etapa final. Aos 16 minutos, Walter Clar retoma a liderança do placar para a equipe sulista, com um gol de pênalti, confirmado após falta do goleiro Halls dentro da área.
O Vila Nova respondeu a altura quase imediatamente. Dois minutos depois, Guilherme Parede recebe cruzamento na grande área, ajeita para Bruno Mendes em uma bela assistência que empurra para dentro do gol, 2 a 2, tudo igual em Chapecó.
A partida seguiu com fortes emoções para os presentes na Arena Condá. A Chapecoense retomou o controle da partida, mas não obteve sucesso em furar a defesa do Vila Nova, que tratou de fechar as passagens ao gol de Halls. Um gol no final selaria os três pontos para qualquer lado, mas não saiu. Após 10 minutos de acréscimos, apita Fábio Augusto Júnior, a partida termina em 2 a 2, uma verdadeira batalha em Chapecó que entrega para cada time um ponto na tabela. Justo ou não, mais um capítulo da Série B 2025 foi escrito na noite desta segunda-feira.
Por fim, o Vila Nova volta a campo na próxima segunda (8), quando enfrenta o Athletic em seus domínios, o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. A bola rola a partir das 21h30, horário de Brasília.
O post Vila Nova busca o empate contra a Chapecoense na Arena Condá apareceu primeiro em O Hoje.