O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, para alavancar sua imagem nacionalmente e assumir posição de destaque em temas relevantes ao eleitorado bolsonarista.
A estratégia é que Tarcísio saia em defesa firme da anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 para fortalecer a imagem do governador. A escolha por Tarcísio como o nome da direta para a disputa eleitoral de 2026 foi consolidada no último dia 7 de agosto, após visita do governador ao ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar, conforme apuração do O Globo. A articulação é comemorada pelo Centrão, que busca viabilizar o nome do chefe do Executivo paulista como substituto de Bolsonaro em 2026.
Para a reportagem do jornal carioca, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destacou a harmonia com Tarcísio. “Eu e Tarcísio estamos nos falando com frequência e nosso foco agora é a aprovação da anistia. Todos os movimentos dele estão na direção de ajudar o País a retomar alguma normalidade. Há consenso entre várias lideranças de que o primeiro passo é a anistia, e Tarcísio tem sido essencial nessa articulação”, disse o filho 01 do ex-presidente.
Porém, o parlamentar evitou cravar o nome de Tarcísio para a disputa de 2026, visto que, segundo o senador, a definição ocorrerá de acordo com a situação jurídica do pai. Entretanto, Flávio destacou que a força do governador em São Paulo “pode ser decisiva para uma eleição nacional”.
O post Tarcísio projeta Planalto em 2026 com aval de Bolsonaro apareceu primeiro em O Hoje.