Durante uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (10) para a entrega do primeiro trem da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o próximo presidente deverá conceder o indulto ao ex- presidente, caso Jair Bolsonaro (PL) seja condenado.
De forma tímida, bolsonaristas admitem que o ex-presidente deve ser condenado e há expectativa para o desfecho do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) até outubro. O indulto presidencial é, também, uma alternativa que o entorno de Bolsonaro poderia utilizar para perdoar o ex-presidente dos crimes supostamente cometidos contra o Estado Democrático de Direito.
Leia mais em: Lula decide por não sancionar o projeto sobre aumento de deputados
O primeiro passo seria aprovar uma lei de anistia aos envolvidos na invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. A votação do projeto de lei, que perdeu força nos bastidores do Congresso Nacional, seria um passo para tentar colocar Bolsonaro, declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2026.
Por outro lado, há quem acredite que as movimentações para que Tarcísio concorra ao Palácio do Planalto em 2026 estão cada vez mais intensas. As articulações ganharam força desde a ida de Tarcísio para Portugal na semana passada. Sobre a aplicação tarifária de 50% sobre os produtos brasileiros, Tarcísio falou que é necessário que o governo Lula (PT) faça um esforço para resolver esse problema.
O post Tarcísio diz que Bolsonaro será inocentado pelo Supremo apareceu primeiro em O Hoje.