Goiânia se despede de uma de suas figuras mais emblemáticas da cena musical: João Batista, conhecido como Seu João, faleceu neste sábado (26), deixando um legado de mais de quatro décadas à frente da loja Som Livre, localizada na Avenida Anhanguera, no Centro da capital goiana.
A notícia foi confirmada pela vereadora Kátia Maria, presidente do PT Goiás, que prestou homenagem ao empresário nas redes sociais. Ela destacou que a loja de seu João era mais do que um ponto de venda de discos, era um espaço de encontros, trocas e memória afetiva. “Um verdadeiro guardião do vinil e da história musical da nossa cidade”, escreveu.
Seu João chegou em Goiânia nos anos 1970, e em 1985, seu cunhado fundou a Som Livre. Inicialmente, trabalhava com contabilidade, até que, em 1996, decidiu se dedicar ao negócio, que em suas palavras “É o que eu amo”. Em um mini documentário publicado em fevereiro pela fotógrafa Gab (@lensesofgab), amiga de Seu João, ele compartilhou sua visão sobre o trabalho: “Não é só ganhar dinheiro, você tem que ter prazer naquilo que você faz. Vou falar mais, um pouco de retorno espiritual!”.
Ainda no mini documentário, ele relembrou que, nos anos 70, Goiânia contava com mais de 50 lojas de discos, número que foi reduzido drasticamente com o avanço das tecnologias digitais. Ainda assim, ele acreditava na importância do contato físico com a música: “Queria dar um recado para essa nova geração para não se esquecer da importância de ter o seu vinil, seu CD, o seu DVD, porque você vai ter um contato afetivo com aquilo”, dizia.
A fotógrafa Gab também lamentou a perda do amigo, recordando o último encontro com seu João, ocorrido na semana anterior ao falecimento. “Com o coração pequeno, me despeço e peço para que sua passagem seja linda! Obrigada pelos ensinamentos e por todo o carinho”, escreveu em suas redes sociais.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as causas da morte.