O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), iniciou neste domingo (26) uma viagem internacional com destino a Portugal, Espanha e Argentina, com retorno previsto para 9 de novembro. A licença foi aprovada pela Câmara Municipal na última quinta-feira (23), em meio a um episódio constrangedor: um microfone aberto durante a sessão captou uma crítica contundente do vereador Anselmo Pereira (MDB), aliado do prefeito, que reclamou das constantes viagens do chefe do Executivo.
Áudio vazado expõe irritação de vereador aliado
Antes do início da transmissão oficial da sessão, Anselmo Pereira, que é vice-presidente da Câmara, criticou duramente Mabel por priorizar uma nova viagem internacional em vez de projetos urgentes, como o Programa de Recuperação Fiscal (Refis).
“Não é só a viagem não. Tem que aprovar o Refis. Não estou preocupado com essas viagens do prefeito. Que ele vá para a p… que p… Quem viaja não sou eu. Todo dia ele está viajando. Vou arranjar umas viagens agora, eu, Rose [Cruvinel, UB] e uma tropa!”, disparou o vereador.
Após a repercussão do áudio, Anselmo não se manifestou publicamente. Nos bastidores da Câmara, a informação é de que ele seguirá na base aliada ao Paço.
Segunda viagem internacional de Mabel em 2025
Esta é a segunda vez no ano que Sandro Mabel deixa o país. Em abril, o prefeito já havia sido autorizado a viajar para a Itália, onde participou de agendas relacionadas à limpeza pública.
De lá para cá, o prefeito enfrentou atritos com vereadores da própria base, além de críticas da oposição sobre a condução de pautas administrativas e políticas em Goiânia.
Foto: Divulgação
Roteiro inclui agenda oficial e compromissos pessoais
Segundo a justificativa apresentada à Câmara, Mabel participará entre 26 de outubro e 5 de novembro de visitas a mercados públicos em Portugal e do Congresso Mundial Smart City, em Barcelona (Espanha).
Já entre 6 e 9 de novembro, ele cumprirá compromissos pessoais na Argentina, sem custos para os cofres públicos, conforme informou.
Durante o período de afastamento, quem assume a Prefeitura de Goiânia é a vice-prefeita Cláudia Lira (Avante).










