Um protesto durante a 7ª Conferência das Cidades de Goiânia, realizada na sexta-feira (27), gerou tensão após um manifestante acusar a Guarda Civil Metropolitana de agressões e abordagem truculenta a jovens da periferia. O episódio ocorreu durante o discurso do prefeito Sandro Mabel e expôs o embate entre representantes da cultura hip-hop e a atual gestão municipal.
O manifestante, que se apresentou como integrante de um movimento de batalhas de rap da capital, interrompeu a fala do prefeito e fez críticas diretas à atuação da Guarda. “Nenhum de nós tem ficha policial, nenhum de nós está de tornozeleira eletrônica, então tem que avisar para a sua Guarda!”, disse o jovem.
Resposta de Sandro Mabel
Diante da fala, o prefeito reagiu com ironia: “Então por que que está apanhando?”. A resposta do manifestante veio em tom de denúncia: “Porque os guardas são despreparados.” O prefeito então retrucou: “Ah, conversa fiada.”
A discussão ocorreu diante do público presente no evento, que reuniu lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil, técnicos e gestores públicos para debater políticas urbanas da cidade. O manifestante afirmou que abordagens violentas são comuns: “Eu sou do movimento hip-hop, e todos os dias a gente sofre.”
Após o protesto, a reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Goiânia. Em resposta, Sandro Mabel afirmou que ouviu atentamente as reivindicações e que pretende tomar providências. “Vou olhar essa denúncia sobre a guarda”, disse o prefeito. Ele também se comprometeu a buscar soluções para os conflitos relacionados às batalhas de rap e afirmou que pretende criar um espaço apropriado para a realização das atividades culturais da juventude periférica. “Vou arrumar um lugar para as batalhas acontecerem com tranquilidade. Assim como fizemos com a galera do grau e do som automotivo”, declarou.
Ainda durante o contato, o prefeito afirmou ser simpático ao movimento cultural. “Eu também sou da galera do rap”, concluiu.
O post Sandro Mabel responde com sarcasmo denúncia de suposto jovem agredido pela Guarda Municipal apareceu primeiro em O Hoje.