Um projeto de lei protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal propõe a mudança do nome da Avenida Castanheiras, em Águas Claras, para Avenida Rodrigo Castanheiras. A iniciativa é do deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) e busca homenagear o adolescente Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, que morreu após ser brutalmente agredido em uma briga registrada em Vicente Pires.
Justificativa para trocar o nome da avenida
Na justificativa apresentada ao Legislativo, o parlamentar afirmou que a alteração da denominação da avenida tem caráter simbólico e educativo. Para ele, associar o nome do jovem a uma via de grande circulação é uma forma de preservar sua história e manter viva a lembrança de um caso que causou forte comoção no Distrito Federal, além de provocar reflexão sobre episódios de violência envolvendo jovens.
Caso segue sob investigação e gerou comoção
Pedro Turra preso suspeito de agressão e da morte do adolescente
O projeto foi protocolado nesta segunda-feira (9) e ainda passará pela análise das comissões da Casa antes de ser submetido à votação em plenário. Caso seja aprovado, o texto seguirá para sanção do governador.
Rodrigo, de 16 anos, morreu no último sábado (7), após dias internado na UTI do Hospital Brasília, em Águas Claras. O estudante sofreu ferimentos graves durante uma confusão ocorrida em Vicente Pires, e não resistiu às lesões.
O principal suspeito do caso, o ex-piloto de Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso, está preso preventivamente desde o dia 30 de janeiro. A investigação segue em andamento, enquanto o projeto reacende o debate sobre memória, justiça e o uso do espaço público como instrumento de conscientização.
Leia mais: Homem morre após carro sair da pista e capotar na BR-060, em Rio Verde









