O prefeito Sandro Mabel lançou nesta quarta-feira (27) o 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (GynClima). A lei, aprovada em abril deste ano, criou o espaço para reunir diferentes setores da sociedade na busca por soluções contra os impactos ambientais. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai coordenar o colegiado e formar grupos de trabalho voltados para redução de impactos, adaptação da cidade, políticas públicas e monitoramento.
Na cerimônia, Mabel destacou que a Prefeitura está comprometida em apoiar o funcionamento do fórum e reforçou o papel da união de esforços. A presidente da Amma, Zilma Peixoto, afirmou que a criação do GynClima é um marco para Goiânia. Pois aproxima governo, universidades, setor produtivo e sociedade civil em torno de um objetivo comum: transformar ideias em ações concretas para um futuro mais sustentável.
O fórum terá a participação de 23 entidades, entre elas Ibama, Embrapa, UFG, IFG, Fieg, Faeg, Saneago, Câmara Municipal e OAB-GO. Além de promover debates, o grupo também terá como funções apoiar pesquisas, estimular o uso de tecnologias limpas. Além de propor medidas que conciliem desenvolvimento econômico com preservação ambiental. Segundo a Amma, o espaço será fundamental para tratar de temas como justiça climática, já que populações mais vulneráveis são as mais afetadas por enchentes, calor extremo e outros efeitos das mudanças no clima.
O post Prefeitura apresenta 1º Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas apareceu primeiro em O Hoje.