A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (4), mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o recolhimento de todos os celulares encontrados no local.
Durante a operação, o telefone pessoal de Bolsonaro foi apreendido. A medida faz parte do inquérito que investiga supostas articulações antidemocráticas e o descumprimento de ordens judiciais por parte do ex-presidente.
Segundo o STF, Bolsonaro teria se valido de perfis de aliados , incluindo os de seus filhos parlamentares para publicar mensagens com ataques ao Judiciário e apoio a uma intervenção estrangeira. Mesmo sem utilizar suas próprias contas, Moraes entendeu que houve tentativa deliberada de driblar decisões anteriores da Corte.
A busca e apreensão reforça a linha de investigação que aponta uma atuação coordenada para disseminar conteúdos antidemocráticos nas redes, mesmo com restrições já impostas pelo STF. A operação também se relaciona ao episódio que culminou na nova determinação de prisão domiciliar de Bolsonaro, anunciada na tarde do mesmo dia.
A defesa do ex-presidente ainda não se pronunciou sobre a operação.
Leia mais:Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
O post PF faz busca e apreensão na casa de Bolsonaro e recolhe celular por ordem do STF apareceu primeiro em O Hoje.