A Operação Balada Responsável Interior resultou na apreensão de 71 veículos em Catalão, no Sudoeste de Goiás, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8). A ação foi conduzida pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) e o Detran-GO. As fiscalizações ocorreram em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida São João, no bairro São João, e a Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, no Loteamento Chaud.
Segundo informações do 2º Tenente Lino, responsável pela operação, foram abordadas 315 pessoas e vistoriados 307 veículos. Já na primeira noite, 126 autos de infração foram aplicados. Entre eles, 24 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro, cinco foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 17 estavam sem habilitação.
Na noite seguinte, de sábado para domingo, 101 autuações foram registradas. Houve 13 recusas ao bafômetro, quatro motoristas confirmadamente embriagados e 11 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também foram identificadas outras irregularidades, como ausência de cinto de segurança e veículos em mau estado de conservação. Um motorista foi preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.
No total, a operação contabilizou 227 autos de infração. Os órgãos envolvidos destacaram que o objetivo da Balada Responsável é reduzir acidentes e combater a combinação de álcool e direção, considerada uma das principais causas de mortes no trânsito em Goiás.
Dados oficiais indicam que, em 2024, 7.037 motoristas foram multados por dirigir alcoolizados após teste positivo no bafômetro. Além disso, 17.140 pessoas se recusaram a soprar o equipamento. Em 2025, até junho, já foram registrados 3.504 casos de embriaguez confirmada e 8.418 recusas ao teste.
O post Operação Balada Responsável apreende 71 veículos em Catalão apareceu primeiro em O Hoje.