Embora a construção civil seja fundamental para o desenvolvimento econômico de Goiânia, o avanço do setor tem gerado problemas no trânsito da cidade, prejudicando a mobilidade urbana e causando descontentamento entre motoristas e pedestres.
“Essas obras estão destruindo o trânsito. Parece que ninguém se importa com quem está na rua. Todo dia é rua fechada, é caminhão bloqueando, todo dia ‘um trem’ diferente”, desabafa o motorista Edson Souza, morador do Setor Oeste. Como ele, muitos cidadãos sofrem com o impacto direto das construções, principalmente nas áreas centrais de Goiânia.
De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor da construção civil tem se mostrado um dos principais motores da economia local, com Goiás registrando um aumento de 8,48% nas contratações formais em 2024.
Goiânia figura como a terceira capital que mais gera empregos na área, reflexo do crescimento imobiliário e da demanda por novos empreendimentos. Contudo, esse crescimento vem acompanhado de problemas relacionados à ocupação irregular de espaços públicos e ao impacto no trânsito.
Em uma nota exclusiva ao jornal O Hoje, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) reconheceu que as obras da construção civil têm prejudicado a fluidez do trânsito, especialmente em locais com grande concentração de empreendimentos. A Secretaria apontou que as dificuldades incluem a ocupação indevida de calçadas, faixas de rolamento e vias públicas por caminhões, caçambas e outros materiais.
“Essas situações comprometem a circulação de veículos, colocam pedestres em risco e causam retenções desnecessárias”, afirmou o órgão, destacando a ausência de sinalização adequada e a falta de autorização para bloqueios de vias.
A ocupação irregular do espaço público pode gerar multas de até R$ 1.467,35, além de determinar a remoção imediata de estruturas que ofereçam risco à segurança ou mobilidade urbana, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A SET, no entanto, alertou que a fiscalização tem sido insuficiente em muitas situações e que a população precisa colaborar com o registro de ocorrências.
Para minimizar os impactos no trânsito, toda obra que altere o uso do espaço público deve apresentar um Estudo de Impacto de Trânsito (RIT), analisado pela SET e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplan). No entanto, a Secretaria observou que muitas obras não cumprem as normas, comprometendo a execução de um planejamento urbano eficiente.
Recentemente, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou um projeto de lei que proíbe o trânsito de caminhões de grande porte durante o horário comercial em algumas áreas da cidade, visando minimizar os transtornos causados pelo tráfego desses veículos.
Apesar dos desafios no trânsito, a construção civil continua a ser um pilar crucial para a economia de Goiânia. A cidade é um dos maiores polos de desenvolvimento do Centro-Oeste, favorecendo tanto o setor quanto os moradores que dependem desse mercado aquecido para sua subsistência. O crescimento das obras e dos projetos imobiliários representa também uma oportunidade de melhoria na infraestrutura urbana, criando novos espaços e oportunidades de trabalho.
O desafio da cidade é encontrar soluções que permitam o desenvolvimento do setor sem prejudicar a mobilidade urbana. A atualização das leis e a intensificação da fiscalização são fundamentais para evitar que o caos no trânsito se agrave, garantindo que as obras sejam benéficas para a economia e para o bem-estar da população.
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