A Seção Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) sediou, pela primeira vez em seus 94 anos de existência, uma sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 26 de maio, na sede da Seccional, em Goiânia. Estiveram presentes conselheiros federais de todos os estados e integrantes da diretoria nacional da entidade.
Sessão na OAB Goiás
A realização da sessão fora da sede do Conselho Federal, em Brasília, integra a estratégia da atual gestão da OAB de ampliar a presença institucional nas seccionais. O objetivo é aproximar a advocacia das decisões nacionais e valorizar o papel técnico e representativo das entidades regionais. A escolha de Goiás considerou critérios técnicos, como a estrutura da Seccional e a atuação dos conselheiros federais goianos no cenário nacional.
Durante a sessão, foram analisados 24 itens, entre proposições e recursos. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. Ele esteve acompanhado do vice-presidente, Felipe Sarmento, da secretária-geral, Rose Morais, e da secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro. Também participaram presidentes das seccionais de todos os estados e membros das diretorias da OAB-GO, da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).
Segundo o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, sediar a sessão do Conselho Pleno representa um marco institucional para a advocacia goiana. Ele destacou o caráter histórico da reunião e o reconhecimento da atuação da Seccional em nível nacional.
Estiveram presentes representantes das diretorias da OAB-GO, como o vice-presidente, Thales José Jayme, a secretária-geral, Talita Hayasaki, e a diretora-tesoureira, Thaís Sena de Castro. Também participaram o presidente da Casag, Eduardo Cardoso Jr., o diretor-tesoureiro, David Soares, e a vice-presidente, Larissa Reis Junqueira Bareato. Da ESA-GO, estiveram presentes o presidente, Rodrigo Lustosa, além de membros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e da ouvidoria da OAB-GO.
OAB Goiás sediou pela primeira vez a reunião do Conselho Pleno . Foto: Divulgação
A programação da OAB Nacional segue em Goiânia até a terça-feira, 27 de maio, com a realização das sessões das Câmaras de Julgamento do CFOAB.
Durante a sessão plenária, foram realizadas homenagens a lideranças da advocacia. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado estadual Virmondes Cruvinel, concedeu o título de cidadão goiano a Beto Simonetti, Felipe Sarmento e à conselheira federal Ariana Garcia. Já a Câmara Municipal de Goiânia, por proposta do vereador Willian Veloso, entregou o título de cidadão goianiense a Simonetti e Sarmento.
As homenagens foram acompanhadas de discursos que ressaltaram a importância da advocacia para o Estado Democrático de Direito. Também reconheceram o trabalho institucional e a liderança dos homenageados em defesa das prerrogativas da categoria.