O Vila Nova anunciou neste domingo (03/08), a contratação do técnico Paulo Turra para a sequência do Campeonato Brasileiro Série B. O gaúcho de 51 anos foi anunciado após a demissão do técnico Luizinho Lopes, que não se sustentou no cargo. Turra é um nome no mínimo criativo para assumir o comando técnico do Colorado, a diretoria trouxe um treinador com passagens pela Série A do Campeonato Brasileiro, com altos e baixos pelo clube da elite.
A princípio, Paulo Turra atuou como auxiliar técnico de Luiz Felipe Scolari em diversos clubes, sendo campeão brasileiro com o Palmeiras em 2018. Após isso, passou pelo Cruzeiro, Grêmio e Athletico Paranaense, todos eles como coadjuvante da comissão. Entretanto, no final de 2022, Felipão anunciou sua aposentadoria como treinador, e deixou o comando técnico do Furacão. Com a sua saída, o pentacampeão do mundo indicou Paulo Turra para seguir no comando da equipe, e a diretoria acatou o pedido. Em 2023, inicia-se o primeiro trabalho de Turra como técnico.
Seu comando foi positivo a nível de resultado, a começar pelo título estadual invicto no início da temporada. Além de ideias táticas eficientes que podem ser apresentadas no elenco do Vila Nova. A começar pela saída de bola, Paulo Turra busca ideias de início de jogo a partir de uma saída sustentada, tentando prevenir perdas de posse ameaçadoras. Muitas jogadas do Furacão partiam da primeira linha de zagueiros que estava habituada a trocar passes com os laterais na intermediária de defesa, até encontrar o primeiro volante para iniciar as investidas mais agressivas. Esse jogador é peça chave, a partir dele são encontrados passes verticais para os pontas, que podem aparecer em situações de um contra um, ou em jogadas de velocidade entre as linhas.
No ataque, Paulo Turra pode organizar o time em diferentes facetas. Uma que se destaca é a construção de quadrados nas extremidades. Por exemplo, se um ponta recebe em condição de ataque, espera-se que o meia se movimente para dar um suporte, o lateral sobe para servir de opção, e o centroavante se desloca para uma possível jogada. Esse quarteto é uma característica marcante de Turra, que pode trazer muitas opções de ataque para o time do Vila Nova.
Além disso, a atuação dos laterais em seus esquemas também é notável. Em muitas situações, eles podem descer até as extremidades do campo para atuarem como pontas. Isso não é nenhuma novidade no futebol moderno, mas o ponto é povoar a área para sufocar a defesa adversária. Jogando com os laterais, os pontas são livres para atacarem a grande área junto com o centroavante, e logo atrás da última linha, o camisa 10 se apresenta para qualquer finalização limpa mais próxima ao gol, apoiado pela dupla de volantes.
Leia mais: Retorno de Lucas Ribeiro pode ser trunfo para Goiás reencontrar equilíbrio defensivo
O post O que esperar de Paulo Turra no comando do Vila Nova apareceu primeiro em O Hoje.