O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União. Waller substitui Alessandro Stefanutto, que deixou o cargo depois de ser alvo de operação da Polícia Federal (PF) em um caso sobre desvios de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias.
Waller é auditor fiscal do trabalho e já ocupou cargos de destaque no serviço público federal. Ele foi, por exemplo, diretor de benefícios do próprio INSS e, mais recentemente, corregedor da Procuradoria Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
Leia mais: Vice de Tarcísio garante que governador não aceitaria modelo Lula-Haddad
Em pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, na noite da última quarta-feira (30), Lula comentou pela primeira vez sobre o esquema de descontos irregulares no INSS, revelado na semana passada. Ele afirmou ter determinado à AGU que as empresas envolvidas sejam processadas e obrigadas a ressarcir os aposentados e pensionistas lesados.
“Determinei também que a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal apurem esse esquema criminoso que operava desde 2019”, declarou.