O prefeito Sandro Mabel se reuniu nesta sexta-feira (26/9) com integrantes do Gabinete de Crise para definir novas estratégias de enfrentamento das chuvas em Goiânia. O objetivo é atuar de forma preventiva, com ações de orientação à população, e efetiva, com atenção reforçada das equipes em locais críticos durante os temporais.
Novas ações e tecnologias
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito, estão:
Fechamento preventivo da Marginal Botafogo e da Avenida 87 durante fortes chuvas;
Compra e instalação de cancelas automáticas, acionadas pela Defesa Civil, para impedir o tráfego em vias inundadas;
Traçado de rotas alternativas para motoristas e pedestres transitarem com segurança;
Instalação de placas de risco de inundações em pontos críticos da cidade;
Campanhas de orientação com panfletos, vídeos e visitas da Defesa Civil em áreas de risco;
Intensificação da limpeza de bocas de lobo, bueiros e córregos urbanos;
Aquisição de radar meteorológico, em parceria com o Estado, para auxiliar na previsão de temporais;
Teste do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema de envio de alertas de emergência para celulares, previsto para funcionar oficialmente a partir de 1º de outubro.
Segundo Mabel, as cancelas automáticas funcionarão de forma semelhante às de passagem de trem, sendo acionadas de maneira rápida pela Defesa Civil, garantindo tempo de resposta mais ágil para fechamento de vias. “Temos que ter um trabalho ordenado. Notou a aproximação da chuva, nosso pessoal já deve estar posicionado para o fechamento, a respeito do pico das chuvas que é, em média, de 30 minutos”, explicou o prefeito.
Trabalho contínuo e colaborativo
O Gabinete de Crise reforça a importância da colaboração da população. Além das ações preventivas, as secretarias municipais Seinfra, SET e Comurg atuarão diretamente nas ruas, limpando vias, reorganizando o trânsito, reparando sinaleiros e retirando árvores caídas. Na última terça-feira (23/9), diversas regiões da cidade registraram volumes de precipitação acima do esperado para setembro (52,8 mm).
“Muitas ideias novas surgiram e nós vamos colocá-las em prática. O objetivo é fazer com que Goiânia esteja cada vez mais protegida”, afirmou Mabel.
Leia Mais: Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo
O post Mabel traça novas estratégias do Gabinete de Crise para proteger Goiânia durante período chuvoso apareceu primeiro em O Hoje.