O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a alta na Selic — a taxa básica de juros do País — nesta terça-feira (1º). Durante evento do lançamento do Plano Safra para o biênio 2025/2026, o presidente disse que “não se conforma” com a taxa em 15% ao ano.
“Não me conformo com a taxa de juros a 15%, mas este aumento já estava dado”, disse Lula em referência à última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da gestão de Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC). “Na verdade, o [presidente do BC, Gabriel] Galípolo está comendo o prato que ele recebeu. Não teve nem tempo de trocar de comida, mas certamente vai trocar. O dólar começou a baixar. A inflação está controlada”, completou o petista.
A última reunião do Copom sob a liderança de Campos Neto contratou duas altas na taxa básica de juros: em janeiro e março, ambas de 1 ponto percentual. De lá para cá, outras duas reuniões do comitê aconteceram, já na gestão Galípolo.
Leia mais: STF unifica relatoria de ações sobre IOF e acirra disputa entre Poderes
Na primeira reunião do comitê com Galípolo na presidência do Banco Central, em maio, a Selic chegou a 14,75% ao ano após o aumento de 0,5%. Em junho, os diretores do BC decidiram por um novo aumento em 0,25% e a inflação chegou a 15%. Galípolo votou favorável ao aumento em ambas ocasiões.
O ciclo de alta da taxa básica de juros deve ser interrompido em julho, segundo o Copom. O comitê sinalizou que o objetivo será analisar os impactos e avaliar se o nível atual da Selic assegura que a inflação convirja a meta.
O post Lula: “Não me conformo com a Selic em 15%” apareceu primeiro em O Hoje.