O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29) que o Brasil continua aberto para negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas comerciais impostas por Donald Trump, mesmo após autorizar medidas de reciprocidade.
“O Brasil está aberto a negociações com os EUA. O que está acontecendo de diferente é que o Brasil não precisa ficar de a cabeça baixa”, afirmou em entrevista à Itatiaia.
Segundo Lula, no entanto, a iniciativa para um possível diálogo não partirá dele. O presidente destacou que Trump precisa dar algum sinal de interesse para que as conversas avancem.
5 livros clássicos da literatura curtos que todo iniciante deve ler
Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
O chefe do Executivo também se pronunciou sobre as acusações feitas pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump contra o Brasil, usadas para justificar uma taxação de 50%. Lula classificou essas alegações como “inverídicas e inaceitáveis” e destacou que houve mentiras nas justificativas apresentadas por Trump.
Mas, afirmou que não quer guerra com o país norte-americano. “Se tem uma coisa que os Estados Unidos não pode reclamar é da relação comercial com o Brasil ela é vantajosa para os Estados Unidos”, afirma.
“Se os Estados Unidos não quiser comprar, vou procurar outro mercado. Não vou ficar chorando leite derramado”, justifica o Presidente da República.
O post Lula afirma que está aberto a negociar com os EUA: “O Brasil não precisa ficar de cabeça baixa” apareceu primeiro em O Hoje.