Lideranças políticas goianas se preparam para receber o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias (PT), que estará em Goiânia nesta quinta-feira (4) para discutir questões voltadas à política de renda, assistência social e segurança alimentar. A expectativa é que nomes tanto de esquerda quanto de direita estejam presentes no espaço, que contará com políticos das esferas municipais, estadual e federal.
A começar pelos prefeitos, a reunião deve receber o gestor da cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea (PT), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), além de deputados estaduais, como o presidente da Assembléia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), e deputados federais, como o petista Rubens Otoni.
Acesse também: Funções de Daniel estão cada vez mais alinhadas com as de Caiado
Pela manhã, o ministro do governo Lula (PT) cumprirá agenda administrativa na Universidade Federal de Goiás (UFG) e vai participar de um seminário que trata de estratégias com foco na construção da soberania e segurança alimentar. O objetivo do evento é traçar políticas públicas voltadas à mitigação da fome e da pobreza, pautas consideradas de grande interesse para o Palácio do Planalto, uma vez que assuntos relativos ao combate à fome são frequentemente abordados nos discursos de Lula e de organizações progressistas.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante entrevista coletiva – Créditos: Antonio Cruz/ABr
Movimentações políticas
Na parte da tarde, o ministro participará de um diálogo com lideranças políticas e imprensa, que terá como intuito discutir questões relacionadas à implementação de políticas públicas de assistência social em Goiás.
O ministro Wellington Dias virá a Goiânia acompanhado de uma comitiva de integrantes do MDS, como o consultor jurídico João Paulo de Faria Santos; a coordenadora-geral de Apoio às Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, Myriam Cyntia Cesar de Oliveira; a assessora de Participação Social e Diversidade, Erika Gloria dos Santos; e a consultora da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Luiza Lisboa.
Um dos líderes do PT em Goiás e pré-candidato a deputado federal, Delúbio Soares é quem está por trás da organização da reunião da tarde com o ministro, que será marcada por um almoço, a partir de 12h30, com figuras políticas do Estado. O motivo da agenda com Wellington Dias é dar ênfase a programas de assistência social do governo Lula, como o Bolsa Família, e pautar assuntos relacionados à promoção da qualidade de vida da população goiana.
Ao centro, Delúbio Soares (PT-GO), sindicalista, pré-candidato a deputado federal e organizador do almoço que reunirá o ministro de Lula com lideranças políticas goianas – (Créditos: Marina Moreira/O HOJE)
Aproximação de lideranças políticas
O encontro político marca a movimentação da agenda social do Governo Federal e destaca o esforço de organizações progressistas de Goiás em colaborar para a aproximação de lideranças políticas locais para que conheçam detalhes das ações conduzidas pelo ministério. A ideia é promover um espaço estratégico para a discussão de temas que demonstrem os efeitos concretos de programas sociais advindos do governo Lula na vida da população em situação de vulnerabilidade no Estado.
Por isso, é esperado que o ministro apresente dados e experiências de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família em Goiás. Também devem ser pontuados os desafios para a área social no Estado, além de reforçar a presença da gestão Lula no debate regional, principalmente em uma conjuntura onde políticas de renda e de segurança alimentar voltam ao centro da agenda pública.
O Presidente Lula e o ministro Wellington Dias durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social – Créditos: Valter Campanato/ABr
Exigências do diretório nacional
A vinda do ministro para Goiânia ocorre em meio ao pedido do presidente nacional do PT, Edinho Silva, para que os diretórios estaduais do partido, inclusive o de Goiás, definam a nominata para deputados federais até o próximo sábado (7). A data será marcada pela celebração dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores em um evento com Lula na capital baiana.
Ao jornal O HOJE, aliados da deputada federal Adriana Accorsi (PT) afirmaram que a parlamentar não comparecerá à reunião desta quinta com o ministro pois estará a caminho do encontro do PT em Salvador (BA). Organizadores do almoço com Wellington Dias disseram que a expectativa é de que o deputado federal Rubens Otoni (PT) acompanhe a agenda do titular da pasta em Goiânia, mas a presença do parlamentar goiano ainda não foi confirmada. (Especial para O HOJE)










