O Hemocentro de Goiás lança neste mês a campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de incentivo à doação de sangue. Com o lema ‘Doe sangue, salve vidas’, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário. Além disso, convoca especialmente os doadores dos tipos sanguíneos negativos (A-, B-, O- e AB-), para doações.
A queda nas coletas pode afetar o atendimento em 223 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) em todo o estado de Goiás. Além disso, o alerta do Hemocentro visa garantir a manutenção dos estoques neste mês de junho e suprir a demanda por sangue em julho, mês em que há uma queda histórica nas doações de sangue, por conta do período de férias escolares.
Durante o mês de junho diversas atividades que estimulam a conscientização da doação voluntária serão ofertadas aos interessados que comparecerem às nove unidades da rede, situadas em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis. Além disso, para mobilizar novos doadores, o Hemocentro contará histórias inspiradoras em uma campanha em suas redes sociais.
Leia mais: Ipasgo Saúde lança novo site com foco no atendimento ao beneficiário
“O mês de junho é marcado por essa campanha, que tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue e mobilizar a sociedade para este ato de amor ao próximo. O Hemocentro de Goiás se une a essa mobilização nacional para alertar sobre a necessidade constante de doações e sobre os desafios enfrentados. Cada doação pode salvar até quatro vidas. É um ato simples, rápido e seguro, mas que tem um impacto enorme na vida de quem precisa”, reforça Daynara Vilar, diretora de Captação e Atendimento a Doadores do Hemocentro de Goiás.
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe o prazo é de 48 horas.