• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
News GYN
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos
Sem Resultado
Ver todos os resultados
News GYN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Governo promete isentar conta de luz para 60 milhões de brasileiros

Administrador Por Administrador
11 de abril de 2025
Em Política
0
governo-promete-isentar-conta-de-luz-para-60-milhoes-de-brasileiros

Governo promete isentar conta de luz para 60 milhões de brasileiros

0
AÇÕES
10
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quinta-feira (10/4) a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica, que poderá isentar até 60 milhões de brasileiros da conta de luz.

A medida, prevista em um projeto de lei a ser enviado à Casa Civil até o fim de abril, estenderá o benefício a consumidores que gastam até 80 kWh por mês — atualmente, só há isenção total para quem usa até 50 kWh. “Hoje, isso só dá para quatro lâmpadas e um ferro de passar”, criticou Silveira.

Atualmente, 40 milhões de pessoas já recebem descontos de 65% na conta, com isenção total para indígenas e quilombolas. O ministro garantiu que a expansão não exigirá recursos do Tesouro Nacional, afirmando que o ajuste virá de “reequilibrio do setor”.

Leia mais: Trump eleva tarifas sobre a China novamente, chegando a 145%

Ele criticou a atual estrutura tarifária: “O pobre paga mais que o rico para custear térmicas e Angra, enquanto no mercado livre muitos quase não contribuem”. A proposta também visa combater a pobreza energética, incluindo comunidades remotas com sistemas solares off-grid.

A reforma, elaborada após dois anos de debates, tem como pilares justiça tarifária, equilíbrio setorial e liberdade de escolha. A partir de 2026, consumidores residenciais e pequenos comércios poderão selecionar sua fonte de energia — hoje, um direito restrito a grandes indústrias.

“Queremos dar essa opção ao cidadão comum”, disse Silveira, destacando que a transição será gradual, com início no final de 2026. O projeto também integra o programa Luz para Todos, priorizando energia limpa e acessível.

Postagem Anterior

Em defesa de Glauber, Boulos cita atropelamento de Gayer

Próxima Postagem

Alego aprova prorrogação de prazo para municípios executarem emendas parlamentares

Próxima Postagem
alego-aprova-prorrogacao-de-prazo-para-municipios-executarem-emendas-parlamentares

Alego aprova prorrogação de prazo para municípios executarem emendas parlamentares

News GYN

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.

Menu

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

Redes Sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Economia
    • Política
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
  • Vídeos

© 2026 News GYN - Todos os direitos reservados.