O Claque Cultural 2025 foi lançado pelo Governo de Goiás como a maior maratona de espetáculos do país. A iniciativa contará com mais de 1.200 apresentações gratuitas de diversas linguagens artísticas — como música, teatro, dança, literatura, audiovisual, circo e artes visuais — entre agosto deste ano e março de 2026.
Com investimento de R$ 23 milhões, o projeto percorrerá sete municípios goianos: Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Morrinhos, Alto Paraíso, Jussara e Jataí. A grande novidade desta edição é o Polo de Circulação Nacional, que levará espetáculos produzidos em Goiás para unidades do Sesc na Bahia, ampliando a visibilidade dos artistas locais.
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Sesc Goiás, o Claque Cultural também fomenta a economia criativa e o acesso democrático à cultura. As inscrições para artistas interessados estão abertas até 14 de maio pelo site [simplificacultura.sescgo.com.br]
Além de promover inclusão e descentralização cultural, o projeto busca valorizar a produção artística regional e estimular a formação de plateia por meio da diversidade de atrações e oficinas.