A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) iniciou a aplicação de asfalto nas obras de pavimentação da GO-219, entre Hidrolândia e Bela Vista de Goiás. A expectativa é liberar o tráfego em cerca de um terço do trecho até o final do ano. A rodovia faz parte de um conjunto de intervenções estratégicas do Governo de Goiás voltadas à melhoria da mobilidade e ao fortalecimento logístico da Região Metropolitana de Goiânia.
O investimento total supera R$ 250 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e do Tesouro Estadual. Além da GO-219, o pacote de obras inclui a pavimentação da GO-147, entre Bela Vista e Silvânia, e da GO-319, que liga o distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, à GO-040, em Aragoiânia.
Ampliação do asfalto
Na GO-219, as equipes trabalham na execução de 31,9 quilômetros de pavimentação. Já as obras da GO-147, realizadas por meio de termo de compromisso entre a Goinfra e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), abrangem 46,2 quilômetros e incluem a construção de uma ponte de concreto de 50 metros sobre o Rio dos Bois. Ambos os trechos contam com financiamento do Fundeinfra.
Goinfra deve liberar trecho da GO-219 até o fim do ano devido a obras de asfalto. Foto: Divulgação
De acordo com o presidente da Goinfra, Pedro Sales, as intervenções representam uma rota essencial para o agronegócio goiano. “Essas rodovias vão permitir o escoamento eficiente da produção local e reduzir o tráfego de veículos pesados na capital e em Aparecida de Goiânia”, afirmou.
Além das duas frentes de trabalho em andamento, Hidrolândia se prepara para a inauguração de um trecho aguardado há décadas. No próximo sábado (1º/11), será entregue a pavimentação de 11,7 quilômetros da GO-319, entre o distrito de Nova Fátima e a GO-040, em Aragoiânia. A obra recebeu investimento de R$ 26,2 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.
Segundo Pedro Sales, as obras formam um contorno viário que deve desafogar o trânsito da Região Metropolitana. “Estamos criando uma infraestrutura estratégica que conecta Guapó, Aragoiânia, Hidrolândia, Bela Vista e Silvânia às BRs 060 e 153”, explicou. Ele acrescentou que as melhorias também facilitarão o acesso a municípios como São Miguel do Passa Quatro, Orizona e Brasília, pela rota que passa por Silvânia, Vianópolis e Luziânia.
A conclusão dessas obras deve consolidar uma nova malha viária de integração regional, garantindo mais fluidez no transporte de cargas e melhorando as condições de tráfego para moradores e produtores rurais.






